Prefeitura entrega o Conselho Tutelar Sul

Unidade está localizada no bairro Oficinas

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal da Família e do Desenvolvimento Social, inaugurou na manhã desta sexta-feira (28) a sede do Conselho Tutelar Sul, localizado próximo ao Terminal de Oficinas. Cinco conselheiros tutelares atuarão no local para o atendimento às comunidades de diversas vilas e loteamentos da região sul da cidade.

“A nova sede do Conselho Tutelar vai descentralizar o serviço, pois a demanda do município aumentou com relação ao atendimento à violação dos direitos da criança adolescente e por isso a necessidade dessa implantação para melhorar o serviço, garantir os direitos básicos de toda criança adolescente”, disse Elizabeth Schmidt.

A secretária municipal da Família e do Desenvolvimento Social, Tatyana Belo, explica que os Conselhos Tutelares atuam na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “A proximidade física do Conselho Tutelar com a comunidade é fundamental para que o acesso aos serviços seja facilitado. Muitas vezes, a população não sabe como proceder diante de situações que envolvem violência ou abusos contra crianças e adolescentes. Com a nova unidade, as pessoas terão um local de fácil acesso onde poderão buscar ajuda e orientação para lidar com essas questões complexas”, disse Tatyana.

A prefeita enfatiza que com a criação dessa nova unidade, a cidade ganha mais uma equipe de profissionais capacitados para atender às demandas da população infanto-juvenil. “Os conselheiros tutelares são responsáveis por receber denúncias de violência, negligência, exploração e qualquer outra forma de violação dos direitos das crianças e adolescentes. Além disso, têm o papel de orientar, encaminhar e acompanhar casos que envolvam essa parcela da sociedade”, finaliza Elizabeth.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.