Prefeitura realiza no sábado (22) testes gratuitos e orientações de ISTs

Centro de Testagem já funciona durante a semana e passa a atender o público em alguns sábados

Com o objetivo de conscientizar a população sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e ampliar ainda mais a testagem gratuita no Município, a Prefeitura de Ponta Grossa abre as portas do Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE) neste sábado (22), das 8 às 12 horas, na Rua Comendador Miró, 1420 (Centro).

No CTA/SAE, a comunidade tem acesso a testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, gonorreia e tuberculose, além de orientações sobre as possibilidades de prevenção para além do uso de preservativos, entre elas a Profilaxia Pós-Exposição de Risco ao HIV (PEP), destinada para pessoas que tiveram relação sexual em menos de 72 horas e que são negativas no teste rápido, podendo assim ter acesso a medicamentos que são tomados por 28 dias. Isso impede que elas venham a se infectar com o HIV. Também há a oferta da PrEP, a profilaxia de Pré-Exposição.

A iniciativa da Prefeitura em realizar o atendimento aos sábados busca facilitar o acesso aos serviços gratuitos. “Sabemos que a maior parte das pessoas trabalha durante a semana e acaba não conseguindo vir até o Centro. Por isso, iniciamos este programa para abertura em alguns finais de semana e, desta maneira, ampliar o conhecimento da população sobre o tema e possibilitar a testagem gratuita a mais pessoas”, explica Jean Zuber, gerente do CTA/SAE.

A equipe do SAE é formada por farmacêutico, enfermeiro, assistente social e agente administrativo, com a abertura aos sábados ocorrendo em datas específicas, que serão divulgadas com antecedência.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.