Prefeitura lança Programa Primeiros Passos

Através do programa alunos poderão fazer a carteira de identidade

O Programa Primeiros Passos foi lançado nesta semana pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal da Cidadania e Segurança Pública, que utilizará os Centros Municipais de Educação da cidade para fazer a carteira de identidade e outros serviços para os alunos.

A iniciativa acontece em conjunto com o Instituto Mundo Melhor que é signatário do pacto nacional pela primeira infância, do Conselho Nacional de Justiça, como também da Policia Civil, através do Instituto de Identificação do Paraná, da Vara de Infância e Juventude e do Distrito 4.730 de Rotary Brasil. O projeto conta, ainda, com a participação da secretaria Municipal de Educação.

De acordo com a prefeita Elizabeth Schmidt com este programa, o poder público mais uma vez aproxima a segurança pública da população. “Vamos facilitar o deslocamento destas crianças que não vão precisar se deslocar até o Instituto de Identificação para fazer os RGs”, disse a prefeita, que comenta que o objetivo é alcançar a população mais carente que não consegue ter acesso a esses tipos de serviços por conta ao deslocamento em horário comercial.

A secretária municipal da Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, disse que a iniciativa contempla o apoio à primeira infância, ou seja, a faixa etária que compreende os primeiros seis anos de vida das crianças. “Esta idade corresponde ao período que constitui a maior janela de oportunidades para o desenvolvimento humano e a maior estratégia para ruptura do ciclo de violência e de problemas sociais e de saúde crônicos”, disse. Tânia destaca que o Programa irá oferecer capacitação através do ambiente virtual de aprendizagem Mundo Melhor, para todos os professores envolvidos no projeto, bem como para os familiares interessados, envolvendo um total de 230 cursos aproximadamente.

“Vamos disponibilizar conteúdos de prevenção e promoção à saúde infantil na forma de vídeo aulas, através do Projeto Linha da Vida, iniciativa conjunta do Instituto Mundo Melhor e da Santa Casa, para ser utilizado pelos professores e familiares das crianças atendidas pelo Programa Primeiros Passos”, explica Tânia.

“Nos sentimos muito felizes com este projeto ter iniciado neste CMEI e com certeza dará muitos frutos, por auxiliar muitas crianças da nossa rede municipal. Desta forma, o projeto abrange os pais, os professores e toda a comunidade do entorno. Todos juntos em um grande projeto de futuro feliz para as nossas crianças”, disse Cirlei Simão Pauliki, presidente do Instituto Mundo Melhor.

O Programa prevê 10 mil atendimentos por ano, somando confecção e renovação dos documentos, cursos on-line certificados e vídeo aulas assistidas.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.