Prefeitura amplia o ‘Vizinhança Segura’ para o Jardim Maracanã

Câmeras privadas e grupo de whatsapp auxiliam a Guarda Municipal no monitoramento da região

A Prefeitura de Ponta Grossa anunciou a ampliação do Projeto ‘Vizinhança Segura’ para o Jardim Maracanã, nesta segunda-feira (17), na Escola Municipal Haydee Ferreira de Oliveira. A iniciativa busca fortalecer a segurança da comunidade através da contribuição direta dos cidadãos. Mais de 500 moradores fazem parte de um grupo de whatsapp da Guarda Municipal, com as pessoas que residem no local e câmeras privadas que auxiliam no monitoramento.

A prefeita Elizabeth Schmidt disse que esta ampliação do ‘Vizinhança Segura’ é um avanço importante para a comunidade do Jardim Maracanã. “Concretizamos um importante avanço para a comunidade por meio da participação da população e das câmeras de monitoramento privadas que auxiliarão na constatação de fatos, bem como as imagens que podem comprovar os delitos ocorridos nas áreas de cobertura das câmeras. É mais segurança para todos”, comenta.

De acordo com a secretária municipal da Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, a medida prevê a integração e acesso das forças de segurança a câmeras particulares em tempo real, aumentando desta forma a possibilidade da identificação e acompanhamento de ações criminosas e suspeitos e, por conseguinte, proporcionando respostas mais ágeis e assertivas das equipes.

“O grupo de Whatsapp, com aproximadamente 550 moradores, será uma importante ferramenta para manter informada a Guarda Municipal, e auxiliará todas as forças de segurança, que poderão acessar informações sobre atitudes suspeitas e, assim, fazer uma prevenção mais assertiva no bairro. Hoje, já temos acesso aos links de 12 câmeras privadas que auxiliarão no monitoramento de ruas do Jardim Maracanã, mas a intenção é ampliar esse número. Para isso contamos com o apoio de todos os moradores do bairro que possuem câmeras de monitoramento voltadas para a rua, que tenham interesse em colaborar com a segurança pública”, explica Tânia.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.