Iniciadas as matrículas da EJA nas escolas estaduais

Idade mínima do fundamental II é de 15 anos, com 18 anos para o ensino médio

O período de matrículas para o segundo semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual de ensino já está aberto. Oportunidade para quem deseja retomar e concluir seus estudos e conquistar novas chances no mercado de trabalho, a EJA ofertará neste semestre 40 mil vagas em instituições de 277 municípios, totalizando cerca de 2 mil novas turmas.

A modalidade permite que o interessado retome os estudos do Ensino Fundamental II (anos finais) ou do Ensino Médio e os conclua em menos tempo e, desta forma, obtenha a qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho.

As inscrições vão de 24 de junho até 9 de agosto e podem se matricular estudantes do Ensino Fundamental, com idade mínima de 15 anos completos, e também do Ensino Médio, com, no mínimo, 18 anos completos. A lista de instituições nas quais os cursos poderão ser realizados pode ser consultada neste link Educação de Jovens e Adultos – EaD | Escola Digital – Professor.

Com 32.537 estudantes matriculados, a EJA deve ampliar o número de alunos atendidos para mais de 50 mil até o final de 2025. Para facilitar o acesso e a flexibilidade de estudos, a rede também passou a oferecer, no ano passado, a modalidade de Ensino a Distância (EaD). O aluno cumpre 20% da carga horária presencialmente e os demais 80% online, em um ambiente virtual de aprendizagem específico para as especificidades do estudante.

“Essa é a alternativa ideal para trabalhadores que têm dificuldade em frequentar aulas presenciais todos os dias ou noites, permitindo que conciliem seus estudos com outras responsabilidades”, afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. Os interessados pode fazer suas matrículas diretamente nas escolas da rede estadual que oferecem a EJA ou por meio do site da Secretaria da Educação do Estado.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.