PG tem plano para transformar Guarda em Polícia Municipal

100 novos agentes reforçam o efetivo da Guarda Municipal em suas atribuições

Durante a incorporação de 100 novos agentes à Guarda Civil Municipal, na última sexta-feira (21), a prefeita Elizabeth Schmidt anunciou que já está trabalhando para, tão logo a legislação federal admita, transformar os guardas municipais em policiais, ampliando ainda mais o efetivo. “Acredito que esse é o melhor e mais rápido caminho para fortalecer nossa corporação, estruturar de forma ainda mais firme nosso corpo de guarda e principalmente suprir as necessidades que nossa gente tem”, disse a prefeita durante a cerimônia na Arena Multiuso.

O curso contou com um conteúdo expressivo de legislação, visando à preparação na atuação junto à população, como também no condicionamento físico, primeiros socorros, defesa pessoal e na utilização de armamentos.

Para a prefeita este momento festivo se dá pelo mérito dos novos guardas municipais, mas também pela ampliação do efetivo da corporação, que foi uma medida ágil para o setor de segurança pública. “Nunca se investiu tanto em segurança pública na história de Ponta Grossa. Com a inserção destes 100 novos guardas, teremos a possibilidade do emprego de mais equipes nas ações preventivas e ostensivas, e com isso aumentamos a segurança da população”, enfatizou.

A secretária municipal da Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, destaca que a capacitação objetivou à tomada de decisão do guarda municipal armado, bem como avaliar em condições de afrontamento a necessidade, oportunidade e proporcionalidade do uso da força. “Contaremos em nossas ruas com profissionais preparados para as mais diversas formas de ocorrências, que encontrarão no dia a dia de trabalho. Desde aulas de legislação, para atendimento da população e encaminhamento dos que infringirem a lei, passando pelo uso de armas, abordagem e a direção de viaturas e motos.

Tânia destaca que os formandos tiveram contato com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual e Corpo de Bombeiros, para entenderem o papel da Guarda Municipal no auxílio destas entidades para o combate à criminalidade. “Oferecemos um treinamento completo para profissionais completos, atuando em conjunto com as forças de segurança da cidade”, completa a secretária.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.