Escolas municipais fazem provas online em projeto piloto de avaliação
3.374 estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental participaram do experimento
Ponta Grossa está implementando um amplo processo de modernização também em suas avaliações externas de aprendizagem, nas escolas mantidas pela Prefeitura. Com a instalação dos novos Laboratórios de Aprendizagem Criativa (LACs), a Secretaria Municipal de Educação realiza agora um projeto piloto de avaliações online, com disponibilização imediata dos resultados, no programa Avalia PG.
O Avalia PG já é feito da maneira tradicional em todas as escolas municipais. Nas escolas que já dispõem dos LACs, com notebooks conectados em rede, já é possível testar e aprimorar as primeiras avaliações online, com acesso imediato aos resultados, imediatamente centralizados pela SME.
“O Avalia PG é de suma importância, pois é umas das formas de a Secretaria acompanhar o desempenho dos estudantes nas escolas. A partir destes resultados, as escolas e a SME podem fazer uma análise do volume de acertos para, em seguida, elaborar um plano de intervenção para melhorar todos os pontos em avaliação e cada uma das escolas, mesmo naqueles casos que já apresentam resultados mais avançados”, explica a coordenadora do Departamento de Educação, professora Izolde Hilgemberg de Oliveira.
A avaliação piloto foi realizada em 15 Laboratórios de Aprendizagem Criativa, com a participação de 3374 estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Os alunos e professores participantes realizaram a atividade simultaneamente e os resultados foram recebidos pelos profissionais em poucos minutos, com a relação de acertos e um relatório para que os pontos a serem melhorados possam ser abordados com rapidez, melhorando o ensino e o aprendizado. Com as novas unidades sendo implementadas, serão 50 LACs em 2024.