Aplicativo ‘153 Cidadão’ aproxima a Guarda Municipal da população

Registro de ocorrências e pedido de atendimento por viatura são alguns serviços disponíveis no aplicativo

A Prefeitura de Ponta Grossa lançou mais uma ferramenta para levar mais segurança para os munícipes. O aplicativo ‘153 Cidadão’ facilitará o contato da população com a Guarda Municipal. O app oferece a possibilidade de realizar denúncias e até mesmo solicitar uma viatura.

De acordo com a prefeita Elizabeth Schmidt, o ‘153 Cidadão’ é uma ferramenta que irá aproximar ainda mais a Guarda Municipal da população. “Já contamos com o programa Vizinhança Segura, nos bairros da cidade, com grupos de Whatsapp e câmeras de monitoramento de moradores, com o botão do pânico em escolas e unidades de saúde, com as bases da Guarda Municipal que atuarão em regiões estratégicas de Ponta Grossa, e agora com o app ‘153 Cidadão’. A população nunca teve tantos canais de comunicação quando se trata de segurança pública”, disse Elizabeth.

A secretária municipal da Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, comenta que o munícipe terá a possibilidade de registrar cinco tipos de ocorrência, sendo nesta primeira fase: Roubo, Furto, Violência Doméstica, Ameaça e Dano ao patrimônio público.

“Será possível enviar fotos que possam mostrar o que realmente está ocorrendo para auxiliar os atendentes a identificarem a melhor forma de atender a ocorrência. Por meio dos dados de localização será possível identificar a viatura mais próxima para que esse atendimento ocorra de forma rápida”, explica a secretária.

Veja como instalar e usar o app: para acessar o aplicativo 153 Cidadão você precisa baixá-lo na sua loja de aplicativos (Play Store ou App Store); com o aplicativo já baixado é necessário realizar a verificação do usuário, para isso o aplicativo enviará um SMS com o código de verificação. Com o usuário já verificado, você precisa se cadastrar no app, então, coloque todos os dados solicitados, confirme se estão corretos e finalize. Pronto, agora você terá acesso ao app com todas as suas funcionalidades.

Para realizar uma denúncia no app: 1°) Entre no aplicativo 153 Cidadão e procure pela função ATENDIMENTO; 2°) Preencha os espaços solicitados: LOCAL, TIPO DE DENÚNCIA ( maus-tratos, atos obscenos, etc), DESCRIÇÃO; 3°) Indique se o fato está ocorrendo agora ou não; 4°) Indique se está solicitando uma viatura ou apenas denunciando; 5°) Coloque se a denúncia é sigilosa ou não; 6°) Depois de incluir todas as informações necessárias clique em CONCLUIR. A denúncia será registrada e enviada para a Central e encaminhada para os agentes Municipais

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.