Surpresa! Maioria dos vereadores vota contra o aumento do número de cadeiras no legislativo

Para surpresa de muitas pessoas que esperavam um resultado diferente, a maioria dos vereadores da Câmara Municipal de Ponta Grossa votou contrário ao projeto que previa o aumento do número de cadeiras no legislativo princesino a partir do próximo ano.

Ocorre que, quando o projeto foi apresentado e anunciado que seria votado nesta segunda-feira, dia 1º, muitas entidades se manifestaram contrariamente ao aumento no número de vereadores, entre elas, a Associação Comercial Industrial, Comercial e Empresarial de Ponta Grossa, bem como uma boa parte dos eleitores da cidade que se manifestaram pelas redes sociais e em diversas enquetes patrocinadas por emissoras de rádios, jornais e sites de notícias. Ou seja, a opinião pública do pontagrossense, em sua maioria, era contra a aprovação do projeto.

O projeto de Emenda a Lei Orgânica Municipal nº 004/2024 foi apresentado no início dos trabalhos legislativos, em fevereiro e foi assinado, inicialmente, pelos vereadores Izaías Salustiano, Missionária Adriana, Josi Keiras, Léo Farmacêutico, Jairton da Farmácia e ainda, pelos ex-vereadores, Professor Careca e Sargento Guiarone.

A principal sustentação dos defensores da proposta para que a Câmara voltasse a ter 23 cadeiras, foi o aumento no número de votantes que a cidade apresentou, saltando de 226 mil eleitores para 239 mil neste ano, além da ideia de que mais cadeiras aumentariam a representatividade da população no legislativo.

No entanto, na semana passada, tanto a Missionária Adriana como o vereador Izaías retiraram suas assinaturas do projeto e apresentaram votos contrários a aprovação da matéria na votação ocorrida hoje na Câmara Municipal.

A sessão foi bastante conturbada, com a manifestação de diversas pessoas que assistiram a reunião das galerias, o que esquentou o debate entre os vereadores.

No final, 16 vereadores votaram contrariamente a aprovação do projeto e apenas 3 aprovaram. Assim, o projeto foi rejeitado e arquivado, com a Câmara Municipal de Ponta Grossa permanecendo com os atuais 19 vereadores para a próxima legislatura.

  • da redação.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.