Presidente do TRF-4 visita escola onde estudou em Ponta Grossa

Desembargador Fernando Quadros da Silva homenageou a primeira professora, Marcela Szawka, de 71 anos

A Escola Municipal Prefeito Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães, em Ponta Grossa, recebeu a visita do presidente do Tribunal Regional Federal da 4º região (TRF4), desembargador Fernando Quadros da Silva, estudou na escola, onde se alfabetizou, e prestou homenagens à sua primeira professora, Marcela Szawka, de 71 anos.

Fernando Quadros da Silva estudou o primário na escola, em 1971, aos sete anos. Natural de União da Vitória, é juiz de Direito desde 1993 e atua como presidente do principal Tribunal do Sul do País até 2025. Ao revisitar o local, viu grandes mudanças e relembrou cenas de quando começou os estudos.

Agradeceu a professora Marcela, que não esperava pelo reconhecimento. “Pensei, deve ser brincadeira. Então nos dias de hoje, na educação, ser lembrada por um aluno e que ele sinta a necessidade de se reencontrar, demonstra que a escola foi uma coisa muito boa para ele, porque quis ver a escola e rever a professora”, conta a docente, que trabalhou na Rede Municipal, na Penitenciária Estadual de Ponta grossa e também na Rede Estadual. “Ele nunca me esqueceu. Não tem como explicar, é maravilhosa a sensação de ser valorizada assim por uma pessoa que era uma criança e que tem em sua memória a minha pessoa até hoje”, emociona-se ela, aposentada desde 2008.

O desembargador conversou com a equipe, ouviu o coral da escola, conheceu as salas de aula e falou com estudantes – que já tinham estudado sua biografia como trabalho pedagógico. Encantou-se com a evolução ocorrida e refletiu sobre o valor da Educação. “Na época em que eu estudei na Escola Municipal Coronel Cláudio, era o primeiro contato que a gente tinha fora da família, então você aprendia muito, era um mundo que se abria, a alfabetização abre muitas portas”, destacando o que considera uma função transformadora do estudo na vida das pessoas: “o ensino proporcionado pelo poder público é a grande ferramenta de transformação social; então é uma alegria muito grande voltar à escola que estudei no primário”, afirma.

Fernando Quadros da Silva também destacou a qualidade atual da escola. “Aumentou, está muito bem cuidada. Fico feliz de ver que houve uma verdadeira revolução no ensino, a gente vê o prédio muito bem cuidado, professores muito motivados, e vejo um cuidado muito grande da administração municipal com o ensino na cidade de Ponta Grossa. Desejo que todos tenham essa oportunidade de ter um ensino público de qualidade, para poderem ser pessoas integradas à sociedade, conseguir realizar seus sonhos e objetivos e serem felizes, porque a escola também nos ensina a aprender, a buscar a felicidade e ser pessoas que estão continuamente buscando melhorar como seres humanos”, define o desembargador.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.