Prefeitura inaugura Panificadora Escola ‘Tia Nastácia’

Prefeita Elizabeth Schmidt destaca a importância da qualificação de profissionais para o mercado de trabalho

A Panificadora Escola ‘Tia Nastácia’ foi inaugurada nesta semana pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Assistência Social (FASPG), em parceria com o Rotary e o Senac. A estrutura está instalada na antiga Padaria Ganache, na Rua Tobias Monteiro, 58, e tem por finalidade a capacitação prioritária de usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas), com as aulas tendo início no dia 20 deste mês de maio.

Na solenidade de inauguração a prefeita Elizabeth Schmidt destacou que a Panificadora Escola atenderá uma demanda crescente no mercado de trabalho para panificadoras, mercados e supermercados. “Existe grande procura por profissionais de setor e também os alunos que poderão abrir o seu próprio negócio. O desenvolvimento profissional é de extrema importância na atualidade e vejo neste trabalho que iniciamos diversas oportunidades para os alunos que passarem por aqui e para os empresários do setor”, disse a prefeita.

Os equipamentos para o funcionamento da Panificadora Escola foram doados pela Fundação Rotária do Rotary Internacional, com investimentos de R$ 182 mil. José Emilio Mendes, atual vice-presidente do Rotary, que acompanhou a criação do projeto enquanto era o presidente, a Fundação Rotária só aprova investimentos dessa envergadura se o projeto estiver preenchendo todos os critérios, de forma rigorosa. “Tínhamos o recurso e precisávamos de parcerias para fazer acontecer. Quando falamos do projeto para a prefeita Elizabeth, ela se encantou e nós do Rotary ficamos muito contentes de podermos contribuir com a qualificação profissional”, comentou Mendes.

Cristina Soltovski de Oliveira, responsável técnica do Café-Escola do Senac, da Estação Saudade, aponta que a parceria com o Senac acontece desde o inicio do projeto, na orientação dos equipamentos que seriam necessários para a instalação de uma panificadora escola. “Participamos desta iniciativa desde o início, com o planejamento dos equipamentos, dos utensílios que utilizariam na cozinha, até mesmo vendo o que precisaria de estrutura física”, contou. “Agora, com a cozinha já montada, o Senac contribui com a qualificação dos alunos tanto com os instrutores como também com os insumos necessários para as aulas práticas”, acrescentou , que destacando ainda que serão possíveis cursos de longa duração, de 180 horas, mas também aqueles mais rápidos, com 15, 40 e 60 horas nos turnos manhã, tarde e noite, para atender melhor a população.

A presidente da FASPG, Tatyana Belo, comenta que a seleção dos alunos será responsabilidade da equipe técnica dos CRAS, visando oferta de vagas mais homogênea para a comunidade. “Os cursos terão duração de aproximadamente quatro meses para 15 alunos. Assim que formados, os egressos serão direcionados para o mercado de trabalho ou formação para o empreendedorismo”, explica, salientando que os alunos poderão levar os pães produzidos nas aulas para consumo de suas famílias e que, depois que a produção aumentar, será destinada para entidades socioassistenciais.

“Em nome de todos os futuros profissionais que se formarão aqui e dos empresários do setor que irão se beneficiar com a mão de obra qualificada, agradeço a Fundação Rotária do Rotary Internacional e ao Senac, pela parceria e por auxiliarem o poder público a transformar a sociedade”, finalizou a prefeita Elizabeth Schmidt.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.