Prefeitura entrega nova unidade do CRAS Cará-Cará
Espaço tem 3.800 famílias cadastradas, moradoras de 35 localidades na região de Oficinas
Na segunda-feira (27), a Prefeitura de Ponta Grossa entregou a nova unidade do CRAS Cará-Cará, no bairro Oficinas. A facilidade de acesso, ao lado do Terminal Oficinas, já ampliou a demanda de atendimento. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é responsável pela oferta de serviços de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social, nas áreas de vulnerabilidade e risco social.
Dona Cleunice Hilgemberg Pires, moradora do Distrito do Guaragi, conta que utiliza do CRAS Cará-Cará desde que estava situado no Jardim Europa, em 2017, comenta que sempre foi muito bem atendida. “Tudo o que precisei tive o apoio do Cras”, disse Cleunice, que complementou que a localização ajuda quem reside no inteiror. “Agora do lado do Terminal, conseguimos vir bem rápido, ser atendido e já pagar o ônibus pra voltar”, aponta a moradora.
A prefeita Elizabeth Schmidt disse que o objetivo do Município é tornar Ponta Grossa uma cidade cada vez mais humana. Em virtude disso, a aproximação com as famílias em situação de vulnerabilidade social, é fundamental para proporcionar dignidade e promover a cidadania, possibilizando o acesso a programas como o Bolsa Família, por meio do cadastro no CadÚnico do Governo Federal, bem como, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica/Programa Luz Fraterna, Programa Minha Casa Minha Vida, Carteira do Idoso, Programa Leite das Crianças, Isenção do Transporte Público para Idosos a partir de 60 anos, Isenção do IPTU, Isenção de Taxa para Concurso Público, entre outros.
Elizabeth destaca que é no CRAS, também, que a população tem acesso aos benefícios eventuais, como por exemplo, a isenção para a documentação civil, vale transporte para cursos e participação nos grupos de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e auxílio alimentação através do programa Cartão PG+ Humana. “Em média o CRAS Cará-Cará atende 220 famílias/mês com o Cartão PG+ Humana e encaminha para isenção da documentação civil cerca de 25 usuários/mês”, disse a prefeita.
A presidente da Fundação de Assistência Social, Tatyana Belo, aponta que a nova localização por se bem em frente ao Terminal de Oficinas, ficou muito fácil acesso para todos os usuários, inclusive as que residem na área rural e localidades mais distantes, com é o caso do Distrito do Guaragi.
“Pela facilidade de acesso, já registramos o aumento nas demandas de atendimento. Pela localização estratégica, a articulação com outras instituições e demais serviços de outras políticas também foi beneficiado”, comenta a presidente, que salientou que a estrutura é melhor organizada, garantindo um atendimento mais eficiente para os munícipes. O CRAS Cará-Cará possui aproximadamente 3.800 famílias cadastradas, moradoras de 35 localidades.
Publicado em 28 de maio de 2024 às 14:55