Ponta Grossa inicia neste sábado a campanha de vacinação contra a pólio

Todas as crianças entre 0 e 4 anos, 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas

A Prefeitura tomou a iniciativa de antecipar o início da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite em Ponta Grossa. A imunização terá início neste sábado (25) em duas ações do Ônibus da Vacina: pela manhã, no evento ‘Prefs tá no Bairro’, no Santa Luzia, das 9h às 12h; à tarde, das 13h às 17h, na Estação Saudade, no Centro. No Ônibus também estão disponíveis as demais vacinas do Calendário Nacional, incluindo covid-19 e gripe.

A partir de segunda-feira (27), a campanha contra a pólio tem sequência com as doses aplicadas, além do Ônibus, nas salas de vacinação instaladas nas Unidades de Saúde. Ao todo, são 22 salas que atendem das 9h às 17h, e mais três com atendimento até 21h: Luís Conrado Mansani (Uvaranas), Rômulo Pazzinato (Nova Rússia) e Cyro de Lima (Oficinas), possibilitando a ida dos munícipes em horários alternativos.

A campanha vai seguir até o dia 14 de junho, sendo 8 o ‘Dia D’ de mobilização nacional. Todas as crianças entre 0 e 4 anos, 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas contra a pólio.

“É importantíssimo manter atualizado o esquema vacinal das crianças e a adesão à campanha contra a pólio. Estamos falando de uma doença com risco de reintrodução no Brasil e, por isso, é nosso dever empreender todos os esforços para a erradicação da poliomielite”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.

O objetivo em Ponta Grossa é vacinar, pelo menos, 95% das crianças. “Nossa meta é oportunizar o acesso às vacinas à toda população de Ponta Grossa e reduzir os ‘bolsões’ de não-vacinados, além de aumentar as coberturas vacinais e a homogeneidade”, reafirma a coordenadora do Departamento de Imunização da Fundação Municipal de Saúde, Stela Godoy.

“Nossa população-alvo é de 23,6 mil crianças e estamos convocando todos os pais e responsáveis para que levem seus filhos até a sala de vacina mais próxima para esta campanha. Além disso, Ponta Grossa dispõe de horários alternativos em três salas de vacinação e do Ônibus da Vacina para facilitar este acesso”, lembra a presidente da Fundação de Saúde, Priscila Degraf.

Publicado em 23 de maio de 2024 às 20:26

Compartilhar

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.