Ponta Grossa diminui casos de dengue há quatro semanas

Prefeitura trabalha na prevenção e atendimento dos casos suspeitos

Com os esforços da Prefeitura de Ponta Grossa em diversas frentes e a baixa recente registrada nas temperaturas, o município apresenta uma redução gradual nos casos confirmados de dengue. Pela quarta semana epidemiológica consecutiva, a cidade deve registrar baixa no número de registros da doença; em relação à primeira quinzena de maio, o cenário de momento apresenta uma queda de 85% no número de casos.

Na semana encerrada no dia 15 de maio, Ponta Grossa teve 1.076 casos confirmados de dengue, número que caiu para 162 na semana encerrada no dia 8. Mesmo assim, a presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Priscila Degraf, ressalta a importância dos cuidados e da prevenção por parte da população. “Não podemos baixar a guarda em relação à gravidade e ao risco da dengue, principalmente por ainda não estarmos em um período de frio intenso. Nossas equipes continuam em um trabalho intenso para a prevenção e o atendimento à população”, destaca.

O atendimento aos ponta-grossenses que possuem sintomas da doença é feito em três Unidades Sentinelas 24 horas, localizadas ao lado dos terminais de ônibus. Nas últimas semanas, o número de atendimentos nestes locais também diminuiu (na média de 25%), porém o número de profissionais direcionados pela Prefeitura para o pronto atendimento segue o mesmo, buscando atender a população da forma mais ágil possível.

Mutirões
Outra medida fundamental para o combate à dengue em Ponta Grossa é a realização de mutirões: além de conscientizar os moradores, os agentes da FMS combatem focos e criadouros do mosquito, priorizando as regiões com o maior número de casos registrados; desde abril, mais de 51 mil imóveis foram visitados e quase 11 mil focos e criadouros do aedes aegypti foram eliminados.

Com o apoio da população, enviando denúncias pelo WhatsApp, mil imóveis que apresentavam potenciais ou com risco de proliferação da doença foram vistoriados; além disso, 156 notificações foram emitidas pelas equipes da Prefeitura. “Continuamos com os mutirões diários, de segunda a sábado, inclusive visitando regiões estratégicas mais de uma vez. Não vamos medir esforços para que Ponta Grossa siga neste cenário de redução de casos”, frisa Priscila.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.