MODERNIZAÇÃO DO CADÚNICO ALTERA A PROGRAMAÇÃO DE ATENDIMENTO DOS CRAS

No dia 23 de março acontecerá na FASPG um mutirão de atendimento à população
Com as mudanças que estão sendo implementadas pelo Governo Federal com o Novo Cadastro Único, com a melhoria no sistema para o atendimento à população e o acesso aos benefícios sociais, a Prefeitura estará realizando mudanças temporárias nas unidades dos CRAS de Ponta Grossa até o dia 17 de março.
Até que o novo sistema esteja em pleno funcionamento, serão realizados apenas atendimentos pré-agendados. A partir desta semana, os servidores do CRAS participarão de treinamentos para a utilização da nova plataforma. Para que nenhum cidadão seja prejudicado, já está previsto um mutirão de atendimento para aqueles que não puderem ser atendidos nesse período. O mutirão acontecerá no dia 23 de março, domingo, na sede da Fundação Municipal de Assistência Social (FASPG).
MELHORIAS – O Novo Cadastro Único será uma plataforma integrada com outros sistemas, trazendo mais eficiência no atendimento às necessidades da população. Seu desenvolvimento foi realizado pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), que passará a ser o agente operador do Cadastro Único. Para a população, as informações do formulário permanecerão as mesmas.
Com o novo sistema, o número de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) passará a ser obrigatório para a inclusão e atualização cadastral. O Número de Identificação Social (NIS) continuará sendo utilizado, mas deixará de ser o código principal de identificação dos cadastrados.
Outra novidade é que, a partir de 28 de fevereiro, a base de dados atualmente gerida pela Caixa Econômica Federal também será migrada para a Dataprev.
PLATAFORMA INTEGRADA – A partir de março, o Cadastro contará com uma plataforma totalmente integrada ao seu Portal de Gestão, incluindo: Sistema de entrada e alimentação de dados; Sistema de capacitação de operadores; Sistema de gestão de riscos e monitoramento de fraudes; Sistema de gestão de acessos; e Sistema de relatórios analíticos.
Além disso, o formulário do Cadastro Único estará disponível offline para dispositivos móveis, permitindo a coleta de dados por meio de tablets ou celulares.
O Novo Cadastro Único também contará com ferramentas de inteligência de dados e inteligência artificial, que ajudarão a monitorar movimentos atípicos, evitando erros de cadastramento e fraudes.
AGENDA DE ATENDIMENTOS – 17 a 21 de fevereiro – Servidores em treinamento para o novo sistema; 17 a 28 de fevereiro – Apenas atendimentos pré-agendados nos CRAS; 1º a 16 de março – Novo sistema operando em modo offline (não será possível emitir documentos nesse período); 17 de março – Previsão de retorno ao atendimento normal, já com o Novo CadÚnico; 23 de março – Mutirão de atendimento à população (somente para pessoas agendadas).
Publicado em 17 de fevereiro de 2025 às 19:35