Meta de Ponta Grossa é atingir 100% de atendimento da demanda de crianças na creche

Prefeita afirma que foram criadas vagas suficientes para suprir a demanda que existia há três anos

A Prefeitura de Ponta Grossa anuncia que está próxima de atingir um feito inédito: chegar aos 100% de toda a demanda na cidade por creche, em tempo integral. A quantidade de crianças de 0 a 3 anos atendidas saltou de 3138 em 2021 para 5078 em maio deste ano (2024), um aumento de 62%. Os números contemplam novas obras entregues neste ano e as que abrem para atividades neste mês.

O planejamento do Município para este objetivo contempla a viabilização de 15 novos CMEIs, entre os já entregues, em construção, ampliação e licitação, para o atendimento total das crianças que precisam de uma creche na cidade, a partir da demanda registrada no sistema de pré-matrículas da Prefeitura. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação também reorganizou as vagas e aumentou muito a eficiência da Rede Municipal.

“Os números demonstram que já criamos vagas suficientes para suprir a demanda que tínhamos há três anos. Porém, devido à qualidade de nossos CMEIs e do atendimento das nossas professoras e demais profissionais, a procura continua crescendo. Já são quase duas mil vagas a mais e, com as novas construções, teremos ainda mais condições de receber todas as famílias que precisam da creche”, garante a prefeita Elizabeth Schmidt.

Junto com o grupo da Pré-escola, que é um período de ensino obrigatório e já tem toda a demanda atendida, a creche forma o período da Educação Infantil, essencial para a formação das crianças. Atualmente, cerca de 13 mil crianças estudam na Educação Infantil em Ponta Grossa.

“A cidade é dinâmica e estamos sempre atentos ao crescimento das regiões. Cada vez mais estamos adequando nossa rede para contemplar ao máximo esta demanda, permitindo que as crianças tenham acesso à educação e que as famílias possam desenvolver suas atividades, ajudando nossa cidade a crescer”, observa a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves.

De 2021 a 2023 a Prefeitura já colocou em funcionamento três CMEIs, após concluir as obras, equipar e contratar novos profissionais, na Vila Romana, Jardim Athenas e Recanto Brasil. Criou outros dois, no Jardim Carvalho e no Santa Luzia. Reorganizou as vagas em Escolas e CMEIs, planejou e começou novas construções. Em 2024, a Prefeitura ampliou o CMEI José Santana, no Sabará, e já colocou em funcionamento o CMEI Professora Vanessa Kubaski Maciel, no Campos Elíseos, o CMEI Samuel Machado Bark, na Hilgemberg e, nos próximos dias, abrirá o CMEI Professora Rosicler Guzzoni, no Jardim Conceição.

Estão em construção ainda CMEIs nas vilas Isabel, Santa Luiza, Nossa Senhora das Graças, Rio Verde, Jardim Royal e Recanto Brasil (ampliação) – cada um com capacidades entre 100 e 200 crianças estudando em tempo integral – do berçário até os cinco anos de idade e uma nova unidade está em fase de projeto, no Cará-Cará.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.