Janela Partidária: Quem vem? Quem Vai? Quem foi? Quem fica?
Está aberto o prazo para que os vereadores e vereadoras possam trocar de partida sem perder o mandato. É a famosa Janela Partidária, prevista na Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/95) e beneficia candidatas e candidatos eleitos em pleitos proporcionais (vereadores, deputados estaduais, federais e distritais) e que estão em fim de mandato. O prazo começa nesta quinta-feira, dia 7, e vai até o dai 5 de abril.
A regra não se aplica aos prefeitos e vices, que de acordo com Resolução do TSE, são “donos dos mandatos”, por se terem sido eleitos pelo sistema majoritário. Ou seja, estes podem trocar de partido em qualquer momento, desde que respeitem o prazo legal para estarem filiados ao partido em que pretendem concorrer, que é o dia 6 de abril do ano da eleição.
No mundo político é comum os possíveis candidatos, esperarem esta janela para o que chamamos de “acomodação partidária”. Ou seja, aqueles pretensos interessados no pleito procurarem abrigo em outra sigla, caso, por um motivo ou outro, não estejam mais satisfeitos no partido atual.
Ou seja, os próximos dias e semanas prometem muitas conversas, reuniões e acordos a serem fechados, pois é absolutamente normal esta acomodação em período pré-eleitoral.
Em Carambeí, por exemplo, já se cogita a possível mudança de partida da prefeita Elisângela Pedroso, que estava no PSB, mas não vai permanecer na sigla. As opções são o PL, o Podemos e, quem sabe, até o União Brasil, que caminha, também no plano nacional, para se tornar um dos maiores partidos brasileiros.
Em Ponta Grossa, a situação ainda está incerta também. O deputado e secretário estadual Marcelo Rangel mantém firme a sua pretensão de ser o candidato do PSD, mesmo partido da prefeita Elizabeth Schmidt e do governador Ratinho Júnior.
A Prefeita Elizabeth não comentou ainda publicamente sobre a situação, mas na última vez que comentou sobre sua candidatura a reeleição, disse que pretendia sim tentar um novo mandato, mas que ainda era cedo para tratar do assunto.
Então, nos parece que o PSD vai precisar de muitas reuniões para resolver quem será o candidato do grupo em Ponta Grossa.
Quanto aos vereadores e vereadoras, ninguém que está com mandato atualmente, anunciou ainda que fará mudança de partida para as próximas eleições.
Também neste sentido, aguarda-se muita movimentação no setor político da região. Vamos acompanhar.
- da redação.