Cemitério Estelar e Garimpeiros da Lua no ‘Sexta às Seis’

Bandas ponta-grossenses têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos para o público

Acontece nesta sexta-feira (5) a segunda apresentação das bandas selecionadas para o Projeto Sexta às Seis 2024. Estarão no palco do Parque Ambiental as bandas ‘Cemitério Estelar’ e ‘Garimpeiros da Lua’ (foto). A realização é da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura.
A abertura oficial do Sexta às Seis ocorreu na semana passada, com a presença dos paulistas do CPM 22, precedida do grupo local ‘Jamp’. Grande público prestigiou o show, na fria noite do dia 28. Agora, o Projeto prossegue até o final de outubro, com mais 10 edições,
sempre com a presença de duas bandas.
O Sexta às Seis foi pensado de maneira a dar espaço a diferentes estilos musicais. O objetivo principal é divulgar e incentivar a produção musical local, promovendo o intercâmbio cultural entre os artistas e uma aproximação com o público ponta-grossense. “O Sexta às Seis é uma vitrine para músicos locais se apresentarem a um grande público, mostrarem suas produções e produzirem seus portfólios”, lembra o secretário de Cultura, Alberto Portugal.
O Cemitério Estelar surgiu nas salas de aula e laboratórios do Bloco L da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Apesar de ser difícil os categorizar em um determinado estilo, eles contam com diversas influências, especialmente do rock e pop, sendo a principal delas, tanto em estética, como em sonoridade e poesia, o “Los Hermanos”. Também há influências de Humberto Gessinger (Engenheiros do Hawaii), além de Caetano Veloso e Gilberto Gil, ícones da MPB. A sonoridade do Cemitério Estelar também remete a grupos como “Tame Impala”, “Mac DeMarco”, “Twenty One Pilots”, “Daddy Issues”, “Cage The Elephant”, “Arctic Monkeys”, entre outros.
A banda Garimpeiros da Lua teve início em 2006 com proposta de tocar rock e se divertir, o que seguiu sendo uma das características do grupo. Começaram a tocar em igrejas e eventos no bairro Shangrilá. Em 2007, os Garimpeiros ganharam o Concurso Geração München, promovido pela Prefeitura de Ponta Grossa. Com isso, a banda participou de seu primeiro Sexta às Seis, em 2008. De lá para cá, forma diversos festivais e apresentações, com variadas premiações, incluindo o ‘Maluco Beleza Fest’, festival em homenagem a Raul Seixas, ‘Imbituva MotoFest’, entre outros. Os Garimpeiros também abriram shows do Charlie Brown Júnior, na München Fest, do Marcelo Nova e da internacional Nazareth, em Curitiba.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.