49 eventos marcam os Jogos de Aventura e Natureza no Litoral

JANs unem prática esportiva, turismo e preservação ambiental no período de férias escolares

Após passar por Curitiba e Região Metropolitana, a edição 2024 dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs) chega à segunda etapa com o Festival de Inverno, que acontece no Litoral do Estado. A partir deste domingo, 7 de julho, e até 9 de agosto, 49 eventos esportivos serão realizados em Matinhos, Pontal do Paraná, Guaratuba, Morretes, Paranaguá, Antonina e Guaraqueçaba.

Criados pelo Governo do Estado e realizados pela Secretaria do Esporte (SEES), os Jogos de Aventura e Natureza unem prática esportiva, turismo e a preservação ambiental em um evento itinerante, gerando impactos positivos tanto para a comunidade esportiva quanto para a economia local. O formato é pioneiro no Brasil.

Em 2023, somadas as etapas Litoral, Corredores das Águas (Noroeste), Norte e Angra Doce, mais de 160 mil pessoas se envolveram nas disputas e na torcida. Neste ano, a primeira etapa da Capital e região reuniu mais de 5 mil pessoas nos eventos esportivos.

Nesta segunda, a dos Jogos de Aventura e Natureza – Festival de Inverno, um dos destaques é a 18ª edição do Festival Sul Brasileiro de Pesca, que acontece em Guaratuba, sexta e sábado da semana que vem (12 e 13), na Praça dos Namorados. A competição conta com três categorias: isca artificial, isca livre e caiaques.

Outras grandes atrações são o Campeonato Brasileiro de Bodyboarding, em Pontal do Paraná; o Campeonato Brasileiro de Surf, em Matinhos, e o Campeonato Paranaense de Canoagem Maratona, em Paranaguá. Será realizada também outra edição do Festival da Família, no Centro de Eventos Marissol, nos dias 13 e 14 de julho, com aulas de dança, recreação infantil, voo de balão e várias outras atividades e oficinas. O evento é de entretenimento, lazer e diversão para crianças e adultos.

“Os Jogos de Aventura e Natureza são mais uma grande ação do Governo do Estado para movimentar o nosso Litoral em um período de inverno”, diz Tiago Campos, diretor de Inovação da SEES. “Em um período de baixa frequência turística, os JANs levarão mais de 5 mil atletas à região, disputando várias modalidades esportivas em terra, ar e água. Isso atrai público. O objetivo é utilizar o esporte como indutor do turismo, da geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico”, afirma Campos.

Depois do Festival de Inverno, a próxima etapa dos JANs 2024 será no Vale do Iguaçu, entre 14 e 22 de setembro.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.