286 mil refeições são servidas por mês nos hospitais do Estado
Pacientes recebem cinco refeições diárias elaboradas por nutricionistas
Todos os dias, cerca de 9.500 refeições são distribuídas aos pacientes internados nos 21 hospitais do Governo do Estado no Paraná – aproximadamente 286 mil durante todo o mês. A alimentação saudável, com cinco refeições, faz parte de um plano terapêutico, pensando nas especificidades de cada pacientes com base nos diagnósticos e dieta adequada que os ajudem na recuperação.
Cardápios variados e balanceados associados ao consumo equilibrado de diferentes nutrientes são cruciais. Por isso, a nutrição hospitalar vai além de servir refeições. É uma abordagem estratégica, que inicia na seleção dos alimentos até a sua distribuição.
As unidades hospitalares contam com nutricionistas que consideram as preferências, aversões, tabus alimentares e costumes e, principalmente, as necessidades nutricionais, focando em uma alimentação nutritiva e saborosa.
As refeições são preparadas nos próprios hospitais ou por empresas terceirizadas especializadas. No Hospital Universitário de Cascavel, na Região Oeste, por exemplo, elas são feitas na unidade. Em média, são 1.495 refeições diariamente, que englobam dietas normais e especiais, para adultos e crianças.
No Complexo Hospitalar do Trabalhador, que integra quatro hospitais da Região Metropolitana, as cozinhas são responsáveis pelo preparo e distribuição de mais de 50 mil refeições por mês. O setor funciona 24 horas, nos sete dias da semana, e envolve o trabalho de 120 profissionais. Todos os dias são servidos aos pacientes o desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia, e três refeições para acompanhantes (desjejum, almoço e jantar) conforme legislação vigente do Sistema Único de Saúde (SUS).
Publicado em 26 de julho de 2024 às 08:29