VERÃO MAIOR DISPONIBILIZA AULAS DE BODYBOARDING EM CAIOBÁ E PRAIA DE LESTE

As atividades acontecem nos finais de semana com participação aberta para crianças e adultos

Entre as diversas atividades esportivas disponibilizadas pelo Governo do Estado durante o Verão Maior Paraná, as aulas gratuitas de bodyboarding têm atraído crianças e adultos nas arenas da Praia Brava, em Caiobá, e da Praia de Leste, em Pontal do Paraná.

Com uma hora de duração as aulas acontecem de sexta-feira a domingo, com as inscrições podendo ser realizadas nos locais de atividades, das 8h30 ao meio-dia e das 15 às 17h30, com as primeiras aulas da manhã a partir das 9h30, enquanto as tarde são iniciadas às 15h30.

Em Caiobá, a Arena Verão Maior está localizada na Avenida Atlântica, 891, entre as ruas Apucarana, Paranaguá e Ponta Grossa. Já em Praia de Leste, o posto fica na Avenida Deputado Aníbel Khury, próximo ao deck de acesso principal à praia, entre as ruas Baronesa do Cerro Azul e Manoel Marques. A promoção é conjunta da Secretaria Estadual do Esporte e da Federação Paranaense de Bodyboarding (FPB).

O instrutor Sanderson Trevisan explica que a modalidade surgiu como uma derivação do surfe. “A diferença é que a prancha é um pouco menor e que fica grudada ao corpo, além do uso de pés de pato para auxiliar nas manobras.”

Criado de forma improvisada em 1971 por um norte-americano que estava no Havaí, o bodyboarding é um ótimo exercício para a saúde física e mental, segundo Trevisan. “É um esporte muito bom para o desenvolvimento de todo o corpo, porque trabalha tanto os membros inferiores quanto superiores, além de servir como um estímulo cognitivo.”

O instrutor considera ainda que o incentivo da modalidade pelo Governo do Estado ajuda a democratizar o acesso ao esporte e estimular a formação de potenciais atletas. “No Paraná, o bodyboarding é praticado há mais de 40 anos. Ao mostrá-lo para as novas gerações dentro do Verão Maior Paraná, estamos fazendo a iniciação esportiva destas crianças, que aprendem as técnicas básicas e podem vir a praticar o esporte de alto rendimento no futuro”, concluiu Trevisan.

AULAS APROVADAS – Com mais de 350 atendimentos apenas no último final de semana, as aulas de bodyboarding foram aprovadas pelos alunos. O aposentado Cristiano Andregetto considera a iniciativa importante para a educar as pessoas, sobretudo as crianças, sobre como se comportar no mar. “É um esporte bacana porque ajuda as crianças e os pais a entenderem que o mar não é um bicho-papão, mas que precisa ser respeitado para evitar riscos”, comentou.

Apesar de nunca ter subido em uma prancha antes, a pequena Giulia Rossi, de apenas 8 anos, aprovou as aulas. “Foi bem legal. Apesar de ter dado algumas capotadas, eu senti que ia dar tudo certo. Me diverti bastante”, contou.

Publicado em 10 de janeiro de 2025 às 21:13

Compartilhar

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.