ÚLTIMO DIA PARA PAGAMENTO DO IPVA DE VEÍCULOS COM FINAL 7 E 8
Prazo para quitar o Imposto encerra nesta quarta-feira com desconto à vista ou parcelamento em até cinco vezes
Somente até esta quarta-feira (29) os proprietários de veículos com final de placa 7 e 8 podem realizar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 à vista com 6% de desconto. ou parcelado em até cinco mensalidades.
Para quem for fazer o pagamento à vista, esta é a única forma de conseguir uma redução no valor total do IPVA — o que reforça ainda mais a importância de se atentar ao prazo. No parcelamento, o valor corresponde à alíquota de 3,5% do valor venal do veículo.
FINAIS 9 e 0 – Na quinta-feira (30) expira o prazo para os veículos com placa final 9 e 0. A partir de sexta-feira os pagamentos poderão ser realizados com juros, multas, inclusive nos parcelamentos.
COMO PAGAR – Os contribuintes do Paraná devem gerar as guias de recolhimento (GR-PR) para pagamento por meio dos canais oficiais. Elas devem ser emitidas pelo Portal do IPVA ou o Portal de Pagamentos de Tributos.
Também é possível emitir as guias pelo aplicativo serviços Rápidos, da Receita Estadual, disponível para iOS e Android.
O pagamento em cota única garante 6% de desconto sobre o valor total do imposto. Também é possível parcelar o IPVA 2025 em cinco vezes sem juros diretamente pela plataforma.
ISENÇÃO – Segurança, lazer e planejamento. Mais do que um alívio nas contas de começo de ano, a isenção do IPVA para motocicletas, motonetas e ciclomotores de até 170 cilindradas também representa qualidade de vida para os motociclistas paranaenses — principalmente àqueles que têm o veículo como seu ganha-pão.
De acordo com dados da Receita Estadual, 770.196 motocicletas, motonetas e ciclomotores estão isentas do IPVA 2025 em todo o Paraná graças à nova regra. E, embora todos os proprietários de motos até 170 cilindradas tenham sido beneficiados com a medida, o próprio governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que a isenção visava justamente valorizar e fortalecer os entregadores. “São profissionais que geram emprego e renda, ajudando o nosso Estado a crescer”, afirma.
Publicado em 29 de janeiro de 2025 às 14:01