TROFÉU ELITE E TRAVESSIA DOS VETERANOS ABRIRAM COMPETIÇÕES DOS BOMBEIROS 2025

As modalidades reproduzem atividades que os bombeiros executam em operações de salvamento e resgate

As duas provas realizadas no final de semana no Porto de São José, em São Pedro do Paraná, abriram a programação esportiva do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) no final de semana. O Troféu Elite foi realizado na sexta-feira (17), enquanto a Travessia dos Veteranos aconteceu no domingo (19).

Integrando o calendário do Verão Maior Paraná, as provas dos bombeiros são uma atração para o público, com algumas modalidades sendo específicas da preparação dos militares. “O Troféu Elite tem como objetivo a integração entre todos os bombeiros militares e guarda-vidas civis atuantes na Operação Verão 2024-2025 na Costa Noroeste. Paralelamente, também visa aprimorar as capacidades físicas que estes vão executar em atividades de salvamento e resgate”, explicou o 3º sargento Sandro Sorrilha Souza, da unidade de Paranavaí, um dos organizadores das provas.

“Além da confraternização, a atividade traz visibilidade ao Corpo de Bombeiros junto à população, que vislumbra que o efetivo está em pronto emprego e treinando para que possa executar sua atividade-fim, o salvamento, quando necessário.”

A modalidade é disputada por bombeiros militares e civis, com desafios que remetem ao trabalho de salvamento aquático – corrida na areia, natação, salvamentos variados. Cada atleta soma pontos para sua subárea, de acordo com o desempenho nas provas, e a equipe que terminar com a maior pontuação é a vencedora.

Ao todo, foram três provas diferentes em São Pedro do Paraná, envolvendo cerca de 40 participantes – corrida à nadadeira; salvamento aquático em dupla; e duathlon. Todas contaram com edições no masculino e no feminino. No masculino, quem levou a melhor foram os bombeiros da subárea de Porto Maringá, que deixaram para trás os colegas de Porto São José, Porto Rico e Terra Rica. Já no feminino, a vitória foi de Porto Rico.

A prova da corrida à nadadeira é a mais divertida para o público, sendo similar à tradicional brincadeira da “dança das cadeiras”. Nela, assim que é dado o sinal, os bombeiros precisam correr em direção a nadadeiras colocadas na areia. Como o número de nadadeiras é sempre menor do que o de participantes – em geral uma a menos –, quem fica de mãos abanando é eliminado. A cada rodada um atleta deixa a disputa, até que seja conhecido o campeão.

No salvamento aquático em duplas, uma pessoa simula a vítima e a outra desempenha o papel de guarda-vidas. Ao soar o apito, a vítima entra no rio, cerca de 100 metros, e levanta o braço, dando o sinal para que o salvamento seja iniciado. A prova termina quando a dupla volta para a areia. Por fim, o flash duathlon é composto basicamente por corrida e natação, intercalados. Primeiro, o competidor precisa correr na areia, para depois entrar na água. Saindo do rio, é hora de mais corrida, antes de fechar a prova com uma nova leva de braçadas.

TRAVESSIA – A 2ª Travessia Pé Vermelho dos Bombeiros Veteranos do Noroeste do Paraná é uma ação de confraternização dos bombeiros militares da ativa com aqueles que já terminaram sua jornada diária na Corporação. Por se tratar também de uma homenagem aos antigos colegas de farda, hoje na reserva, não há classificação final oficial.

O trajeto da atividade foi da Ilha Mineira até a costa, em percurso de cerca de 2,5 km. Depois do exercício físico, a programação ainda contou com um almoço para completar a confraternização e garantir mais tempo de bate-papo entre novos e velhos amigos.

“A travessia dos veteranos também tem o objetivo de socializar. De trazer e resgatar os valores dos guarda-vidas, de bombeiros militares da reserva remunerada, com o intuito de valorizar os serviços prestados por eles. E que eles possam reencontrar amigos, relembrar os velhos tempos, as atividades de guarda-vida. Tudo isso fazendo ainda uma atividade física”, contou Sandro.

Segundo ele, a previsão de tempo ruim, que não se confirmou, assustou alguns inscritos: dos 50 esperados, 22 compareceram. “O evento foi prejudicado pela previsão do mau tempo, mas teve uma grande visibilidade para a comunidade local, que aplaudiu muito a chegada dos nadadores. Não era uma competição. Cumprir a travessia já foi uma superação para muitos, pois estivemos ali bombeiros com idade avançada”, concluiu.

CALENDÁRIO – A programação do Corpo de Bombeiros no Verão Maior Paraná 2024/2025, na Costa Noroeste, prevê duas outras atividades, ambas em São Pedro do Paraná. A Travessia Noturna, atualmente marcada para 24 de janeiro, depende de avaliação das condições meteorológicas. Caso o tempo não ajude, pode ser adiada. Já no dia 2 de fevereiro será realizada a Travessia do Porto, no Porto São José.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Publicado em 20 de janeiro de 2025 às 14:19

Compartilhar

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.