SIMEPAR E DEFESA CIVIL ALERTAM PARA TEMPESTADES NESTE DOMINGO NO PR
O ingresso de ar mais úmido causa chuvas e tempestades localizadas
O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) alerta para instabilidade no tempo no Estado neste fim de semana. As tempestades são resultado de um aumento nas temperaturas, com os termômetros chegando a 32°C em toda a faixa norte e ficando entre 24°C e 28°C nas demais áreas, com o ingresso de ar mais úmido oriundo da bacia amazônica. As chuvas pontuais mais intensas desde a manhã, ocorreram primeiramente no Oeste e Noroeste, se espalhando para as demais regiões ao longo do dia.
Essas instabilidades devem continuar atuando, principalmente ao longo da madrugada do domingo (2), podendo ocorrer tempestades localmente intensas na faixa norte do Estado, com destaque nas áreas de divisa com São Paulo. As temperaturas máximas caem um pouco, ficando entre 19°C e 22°C no Leste e não passando dos 25°C no Noroeste. As temperaturas mínimas não terão muita alteração em comparação à última semana.
Os maiores volumes de chuva, acima de 50 milímetros, estão previstos para os Campos Gerais e as regiões Oeste, Noroeste, Norte e Centro. A chuva veio acompanhada de raios e há a possibilidade de precipitação de granizo localizado nessas regiões, além de rajadas de vento ocasionais entre 50 km/h e 70 km/h. As tempestades se afastam na direção de São Paulo até a noite de domingo.
Ao longo da segunda-feira (3), a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica no oceano voltará a deixar o tempo instável ao longo da tarde, principalmente no leste do Paraná, onde pode voltar a ocorrer tempestades isoladas e chuva pontualmente intensa por curto espaço de tempo, incluindo a região da Grande Curitiba e do Litoral.
ALERTA — A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil trabalha em conjunto com o Simepar, monitorando as áreas de alerta. A população pode se cadastrar para receber os alertas da Defesa Civil em seu celular. Basta enviar o número do CEP por SMS para 40199. Outra forma é cadastrar o número do WhatsApp (61) 2034-4611, enviando um “oi” para o contato.
Publicado em 1 de novembro de 2025 às 22:24






