SECRETÁRIO DE CARAMBEÍ CONHECE PROJETOS E ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO DE PONTA GROSSA

Principais pontos de interesse da cidade vizinha são a escola em tempo integral e o ensino da robótica

A equipe de gestão da Educação Municipal da cidade vizinha de Carambeí esteve nesta quarta-feira (13) em Ponta Grossa para conhecer o funcionamento da Rede Municipal de Ensino, seus projetos e modelo de gestão. O grupo está em busca de novos conhecimentos e boas práticas para aprimorar o trabalho realizado aqui e fazer Carambeí inovar também na Educação, seguindo o exemplo de Ponta Grossa.

A Secretaria Municipal de Educação de Carambeí foi representada pelo seu secretário, professor Inácio Povaz Filho, e pelos coordenadores educacionais, professores Irene de Oliveira Messias e Agnaldo Batista. Eles foram recebidos pela secretária ponta-grossense, professora Simone Pereira Neves, que apresentou os principais aspectos da gestão municipal, resultados, aproveitamento de recursos, projetos e a evolução apresentada pela rede nos últimos anos.

“Acolhemos sempre quem nos busca para conhecer nossas práticas, pois também já nos espelhamos em projetos de outros municípios para que pudéssemos atuar de maneira cada vez melhor. Mostrar os resultados positivos trazidos pelos nossos CMEIs e Escolas em nossa política educacional e também coletar novas informações e experiências é fundamental para seguir melhorando a educação em nosso estado”, considera a secretária Simone.

“Vejo que temos muitos pontos positivos em Carambeí, mas também muito a ser melhorado. Então estamos visitando outras secretarias de Educação para tirar novas ideias de como ampliar nossos projetos e aqui em Ponta Grossa encontramos um material farto. Fomos bem recebidos pela equipe da Secretaria e visitamos uma escola que nos deu uma grande bagagem”, conta o gestor de Carambeí, professor Inácio.

Inovação e robótica

Na área da inovação e robótica educacional, o grupo conheceu o Laboratório de Aprendizagem Criativa da Escola Municipal Professora Lúcia Pacher, no Jardim Ouro Verde – um dos 50 instalados. Josielli Aparecida de Assis Haura é pedagoga na unidade escolar. “A inserção da tecnologia em nossa escola trouxe mais autonomia aos alunos, aumentou o engajamento deles e tornou a aprendizagem mais interessante e relevante, despertando maior interesse no aprendizado das crianças, de maneira dinâmica e interativa”, relata a profissional.

O secretário Inácio destacou a escola em tempo integral e o ensino de robótica como pontos de alto interesse para sua gestão. Queremos uma educação mais avançada, com ensino integral e robótica nas escolas, e também vejo uma necessidade de investir na capacitação de nossos professores. Ponta Grossa está bem avançada nesses setores e pode contribuir muito para nós”, acredita o secretário.

Publicado em 13 de novembro de 2024 às 17:45

Compartilhar

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.