SAÚDE DISPONIBILIZA O DIU PELO SUS NO PARANÁ

Em quatro anos 26.400 mulheres optaram pelo dispositivo para o planejamento reprodutivo e sexual no Estado

Focando na atenção integral à saúde da mulher e no planejamento familiar, a Linha de Cuidado Materno Infantil do Paraná organiza a oferta do DIU, um método contraceptivo reversível que apresenta alta eficácia, segurança e boa tolerância, possui longo tempo de atuação, com inserção em procedimento simples, tendo poucas contraindicações para o uso.

Um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) revela que nos últimos quatro anos 26.400 mulheres tiveram acesso ao planejamento reprodutivo e sexual na assistência ambulatorial garantido, com a escolha do Dispositivo Intrauterino TCu 380 (DIU de cobre) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A incorporação do método pelo Ministério da Saúde e atuação de médicos e enfermeiros para inserção do dispositivo resultou no aumento gradativo da procura e no atual número expressivo de mulheres utilizando o DIU. O volume de colocações apresentou alta expressiva a partir de 2021, quando ultrapassou a marca de 5 mil. O método foi disponibilizado a partir de 2017 – antes só era possível utilizá-lo pagando o dispositivo e a colocação na rede particular. Desde janeiro daquele ano até julho deste ano foram inseridos 36,4 mil DIUs pelo SUS no Paraná, com recorde em 2023 (8.339).

O DIU de cobre pode ser utilizado sem necessidade de troca por dez anos. Caso a paciente deseje retirar o dispositivo deve procurar um profissional qualificado para que o procedimento seja realizado na Unidade de Saúde.

“Além do DIU, nas unidades de saúde do Paraná podem ser encontrados todos os métodos contraceptivos disponibilizados pelo SUS, como a pílula, a injeção, a camisinha. Também pode ser realizada a consulta ginecológica e decidido em conjunto com a equipe de saúde qual o melhor método para a paciente”, explica a chefe da Divisão de Atenção da Saúde da Mulher da Sesa, Carolina Poliquesi.

Publicado em 30 de setembro de 2024 às 13:57

Compartilhar

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.