SAÚDE AVALIA AÇÕES PARA O ENFRENTAMENTO DA DENGUE NO PARANÁ

Estão sendo discutidas medidas para combater a doença, que neste ano registrou 595.732 casos e 610 mortes no Estado

Gestores e profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Ministério da Saúde (MS) e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) estão reunidos em Curitiba nestas terça e quarta-feiras (15 e 16) para tratar do panorama da dengue no Paraná. O encontro avalia a epidemia de dengue durante o último período epidemiológico e propõe ações para o enfrentamento de novos casos da doença para o final do ano e em 2025, com a chegada do verão.

A Oficina de Avaliação Pós-Evento é coordenada pelo governo federal e será realizada em oito estados mais o Distrito Federal. Estão sendo avaliadas as ações desenvolvidas pelo Estado e municípios no enfrentamento da epidemia da dengue.

Profissionais das áreas de controle de vetores, de vigilância epidemiológica, de gestão, comunicação e assistência participam da oficina. “Nosso intuito é focar em medidas de prevenção, controle, capacidade de resposta e monitoramento. Nossas estratégias estão no caminho certo e o aprimoramento é essencial para a continuidade do trabalho”, afirmou Maria Goretti Lopes, diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa.
No último período sazonal, o Paraná contabilizou 939.453 notificações, 595.732 casos confirmados e 610 mortes em decorrência da dengue. Foi o maior número dos últimos anos.

Publicado em 15 de outubro de 2024 às 21:09

Compartilhar

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.