SANEPAR APRESENTA SOLUÇÕES PARA REGULARIZAR O ABASTECIMENTO EM PG

Com caminhões-pipa, caixas d’água e novo poço a empresa vai atender as necessidades imediatas da comunidade
Uma reunião na Prefeitura de Ponta Grossa, no final da tarde de quarta-feira (19), definiu as ações da Sanepar para manter a regularidade do abastecimento na cidade e os investimentos previstos para os próximos anos no sistema de abastecimento do município.
Durante o encontro com a prefeita Elizabeth Schmidt e lideranças da comunidade, o diretor de Operações da Sanepar, Sérgio Wippel, explicou o funcionamento das manobras operacionais e a necessidade de realizá-las para evitar um colapso no sistema. Ao diminuir as pressões de forma alternada, o fornecimento de água pode ficar comprometido para uma parcela das ligações, por um período de tempo médio de 12 horas, variando conforme o setor. Para que a população possa se preparar, durante a reunião ficou alinhada a antecipação dos locais abrangidos pelas manobras, ainda que a efetiva necessidade de realizá-las ocorra após a avaliação técnica diária.
A Sanepar também assegurou a ampliação da disponibilidade de caminhões-pipa para a garantia do abastecimento nos serviços essenciais e firmou uma parceria com a Prefeitura para o fornecimento de 200 caixas-d’água para famílias em situação de vulnerabilidade. As caixas, dispositivos hidráulicos e estruturas de apoio serão entregues ao município a partir desta quinta-feira (20).
O diretor de Operações da Sanepar, Sérgio Wippel, explicou como os eventos climáticos atípicos, com grandes ondas de calor, vêm alterando o comportamento histórico do consumo de água, ampliando a demanda em 25%, e com isso, comprometendo os níveis dos reservatórios de água tratada que compõem o sistema de abastecimento de Ponta Grossa. Ele destacou ainda que a Sanepar está olhando para o crescimento de Ponta Grossa e desenvolvendo obras para acompanhar este crescimento e suprir a demanda.
“Estamos numa situação de mudanças climáticas, com ondas de calor muito fortes desde a última semana, e foi necessário a Sanepar tomar medidas de manobras no sistema”, disse.
“E justamente porque a Sanepar faz este planejamento antecipado é que efetivamente temos obras em fase de finalização, com a ampliação da ETA Pitangui. Prevista para os próximos 60 dias, ela irá aumentar a capacidade de produção do sistema em 15%, o que será suficiente para atender a demanda mesmo em situações de calor atípico”, disse.
Além desta ampliação, entre as medidas emergenciais, a Sanepar está viabilizando a operação de um novo poço, para incrementar o abastecimento em Ponta Grossa.
A Sanepar ainda apresentou os dados atuais do abastecimento em Ponta Grossa. Segundo apresentação dos diretores, a Companhia produz diariamente 93.312 m³ de água, tem 34,3 milhões de litros de capacidade de reservação e 2.172,3 km de rede de distribuição.
“Nós precisamos de uma ação imediata para a população. Sabemos o transtorno que é para as famílias ficarem sem água. Chamamos a Sanepar para esta reunião para eles apresentarem o que está acontecendo com o abastecimento em Ponta Grossa e fornecerem soluções concretas e imediatas para resolver esta situação”, comentou a prefeita Elizabeth Schmidt.
“Nós já temos o convênio com a Sanepar e o Governo do Estado, em que já foram entregues 300 caixas-d’água, e receberemos mais 200 caixas d’água para pessoas em vulnerabilidade social, para que a gente possa ajudar a garantir o abastecimento por estas 12 horas em que o abastecimento ficará limitado”, reforçou a prefeita.
A prefeita ainda cobrou dos diretores da Sanepar que a comunicação dos bairros que terão falta de água seja realizada com antecedência. “Temos que ter um planejamento para que as pessoas saibam antes como irão se planejar. Mas, acima de tudo, precisamos de ações para que a água chegue nas casas dos ponta-grossenses”, finalizou Elizabeth.
CRONOGRAMA – O monitoramento do abastecimento da cidade é feito em tempo real por meio do Centro de Controle Operacional. Caso esta necessidade se confirme após avaliação técnica, para os próximos dias, poderá haver manobras a partir das 10 horas, com normalização prevista para a madrugada do dia seguinte, nos setores de abastecimento previstos, conforme o que segue:
20/02 – Oficinas, Estrela, Olarias, Jd. América, Santa Maria, Santa Marta, Vila DER, Vila Cipa, Jd. Amália, Cará- cará, Aeroporto, Santa Bárbara, Distrito Industrial, Colônia Dona Luiza, Jd. Europa,Vila Operários, Vila Brasília, Pq dos Franceses, Jd. Itália, Taques, Vila Belém, Estrela do Lago, Vendrami, Cerejeira, Recanto Brasil, Chácara Sta. Teresa, Ouro Verde, Vila Burrinho, Porto Seguro.
21/02 – Bairro Neves, Vilela, Vila Ana Rita, Rio Branco, Coronel Cláudio, Pitangui, Núcleo Rio Verde, Jd. Barreto, São Gabriel, Vila Odete, Pq dos Pinheiros, Veneza, Jd. Giana, 31 de Março, Jd. Conceição, Londres, Panamá, Lagoa Dourada, Costa Rica, San Martin, Padre Roque, Alto Alegre.
22/02 – Centro, Jd. Carvalho, Palmerinha, Órfans,Vila Margarida, Vila Liane, Santa Mônica, Santa Lúcia,Mezzomo, Tânia Mara, Baraúna, Núcleo Monteiro Lobato, Jd. Aroeiras.
23/02 – Contorno, Santa Paula, Ronda, Boa Vista, Chapada, Nova Rússia, Periquitos, Los Angeles, Vila Maracanã, Pq Auto Estrada, Roma, Atenas, Gralha Azul, Buenos Aires, Porto Feliz, Sta. Terezinha, Jd. Canaã, Sabará, Pq do Café, Bom Sucesso, Planalto, Idelmira, Vila Romana, Cristo Rei, Borato, Bocaina, VIla Moema, Taquari, Vila Cristina, Sto. Antônio, Hilgenberg.
24/02 – Recanto Verde, Vila Castanheiras, Vila Nery, Vila Quero-Quero, Nova Ponta Grossa, Jardim Pontagrossense, Núcleo Bortolo Borsato, Parque Sabiá, Vila Borsato, Jardim Cachoeira, Cinto Verde, Jardim Centenário, Núcleo Pimentel, Parque Tarobá, Jardim Progresso, Vila São Francisco, Jardim La Fiori, Vila Berta, , Jardim Primor, Núcleo David Federman, Vila Marumbi, Vila Bom Jesus, Vila Rubini, Vila UEPG, Vila Francelina, Vila Santa Rita, Antonio Dal Col, Vila Joquei Clube, Residencial Tropeiros I e II, Vila Dal Col, Princesa dos Campos, Barbosa, Jardim Brasil, Vila Marina, Jd. Paraíso, Pacaembu.
PRESENÇAS – Estiveram presentes na reunião o vice-prefeito de Ponta Grossa, Moisés Faria; Edgar Hampf, Secretário Municipal de Planejamento Estratégico; Gustavo Schemim da Matta, Procurador Geral do Município; Carla Kritski, Secretária Municipal de Meio Ambiente; Julio Kuller, presidente da Câmara de Vereadores; Pastor Ezequiel Bueno, vereador; Márcia Huçulak, deputada estadual; Fabio Oliveira, deputado estadual; e os diretores da Sanepar: Sergio Wippel, diretor de Operações; Fernando Mauro Nascimento Guedes, diretor Administrativo; Bihl Elerian Zanetti, diretor Comercial; Melissa Ferreira, diretora de Comunicação e Marketing; Simone Alvarenga de Campos, Gerente Geral da Sanepar Região Sudeste; Joel Pires, Gerente de Projetos e Obras região Sudeste.
Publicado em 20 de fevereiro de 2025 às 09:41