RIO IVAÍ RECEBE 300 MIL PEIXES NATIVOS EM MAIS UMA ETAPA DO PROJETO ‘RIO VIVO’

Atividade deste final de semana acontece em Japurá e Doutor Camargo no Noroeste do Paraná

O Rio Ivaí está recebendo neste final de semana mais 300 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A primeira soltura de 150 mil espécimes aconteceu nesta sexta-feira (11), em Japurá; a partir das 8 horas desta manhã de sábado (12), a atividade será repetida em Doutor Camargo, com a soltura de mais 150 mil peixes.

A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de árvores nativas do Estado, para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento é feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. “O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”, completou.

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2 milhões e 626 mil peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí. No ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2 milhões e 615 mil peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é até 2026 repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais de diversas espécies, como traíra, pacu e pintado.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do programa.

Publicado em 11 de abril de 2025 às 22:29

Compartilhar

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.