RATINHO JUNIOR COMPRA 2 MIL ARMAS NÃO LETAIS NOS ESTADOS UNIDOS
Investimento de 5 milhões de dólares faz parte da modernização das forças de segurança do Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta quinta-feira (10), a compra de 2 mil armas não letais de incapacitação neuromuscular para as forças de segurança do Paraná. Com isso, 600 novos armamentos se somam à primeira compra de 1.400 Tasers 10, anunciada em novembro do ano passado, com investimento total de mais de US$ 5 milhões. O anúncio aconteceu durante a visita à sede da Axon Enterprise, em Phoenix, no Arizona, sendo uma referência global em tecnologias voltadas à segurança pública, fornecendo armas inclusive o FBI,
Desta forma o Paraná dá mais um passo na modernização das forças de segurança pública. As primeiras 1.400 já foram entregues e estão na Academia Policial Militar do Guatupê. Os cartuchos serão entregues nas próximas semanas para o início dos treinamentos.
Desde 2019, o Estado já adquiriu 32,5 mil armas para as polícias, a maioria delas importadas, somando R$ 93,3 milhões em investimentos. A compra das armas de incapacitação neuromuscular é inédita e vai ampliar o leque de atuação das polícias com foco em ações de baixo risco. Elas serão disponibilizadas para as polícias Militar, Civil, Penal e Científica.
O governador conheceu os equipamentos que serão utilizados pelos agentes paranaenses e discutiu detalhes do processo de treinamento e adaptação à nova tecnologia. A arma tem conexão inteligente e dispersão de energia de até quatro dardos de uma só vez; laser para cenários diurnos; bateria recarregável; e alerta de aviso sonoro e visual.
“Estamos fazendo uma compra internacional inédita no Paraná para garantir mais segurança com responsabilidade, colocando o Paraná ao lado das melhores polícias do mundo. As armas não letais de incapacitação neuromuscular são fundamentais para situações que exigem controle, principalmente para imobilização e ambientes com muitas pessoas”, afirmou o governador Ratinho Junior.
O secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira destacou que o uso das armas não letais de incapacitação neuromuscular será estratégico em operações urbanas e rurais, inclusive com potencial de reduzir confrontos armados. “Esses equipamentos vão dar mais segurança tanto para os policiais quanto para os cidadãos. É uma ferramenta moderna, eficiente e, sobretudo, menos letal, que permitirá ações de contenção com mais técnica e menos risco de fatalidades”, afirmou.
CÂMERAS – Ainda neste ano o Governo do Paraná vai implementar um projeto-piloto na Polícia Militar com a utilização de 50 câmeras Axon Body 4, da empresa Axon, que conta com tradução simultânea em diversos idiomas, podendo auxiliar no diálogo com turistas, além de campo de visão de 160 graus, comunicações bidirecionais e suporte com recursos em tempo real, como mapas e alertas instantâneos.
O equipamento será utilizado em Curitiba e Foz do Iguaçu. “Além de monitorar tudo o que o policial faz, essa câmera também tem essa tecnologia de tradução simultânea, favorecendo o policiamento cidadão. Vamos começar a testar esse modelo nas cidades turísticas e vamos avançar cada vez mais para outros locais”, afirmou Ratinho Junior.
PARANÁ MAIS SEGURO – A aquisição faz parte de um ciclo consistente de investimentos do Estado em segurança pública. Em 2024, o Paraná registrou a menor taxa de homicídios da sua história: 14,06 mortes por 100 mil habitantes. Desde 2010, essa taxa caiu mais de 50%.
Além disso, houve redução em praticamente todos os indicadores de criminalidade, incluindo furtos, roubos e crimes em áreas rurais. O Programa Patrulha Rural Comunitária 4.0, por exemplo, ajudou a reduzir em até 68% os crimes de furto de insumos agrícolas e em quase 58% os casos envolvendo animais.
AGENDA – Ratinho Junior já esteve em Las Vegas participando do NAB Show, onde apresentou um panorama do Estado para empresários do setor de radiodifusão e se encontrou com o presidente da Google Cloud para a América Latina para ampliar o uso das ferramentas da empresa no serviço público paranaense.
Agora o governador segue para Washington, onde se reúne com a secretária adjunta interina para a América do Sul, Amy Radetsky; e encerra a missão em Miami, onde vai se reunir com o time da MSC Cruzeiros, terceira maior companhia de cruzeiros do mundo.
Publicado em 10 de abril de 2025 às 12:00