PROJETO “ÓCULOS AMIGO” CONQUISTA PRÊMIO NACIONAL DE INOVAÇÃO
147 alunos com cegueira total da rede pública paranaense já utilizam o equipamento
O projeto Óculos Amigo, executado pela Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), conquistou a votação popular da 28ª edição do Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública na “Categoria 4 – Inovação para o Cuidado”
O concurso reconhece e valoriza os servidores públicos federais, estaduais, distritais e municipais que atuaram de maneira inovadora para atender demandas da sociedade. A premiação foi entregue na quinta-feira (31), em Brasília, no encerramento da Semana Nacional de Inovação.
Idealizado em 2023 pelas secretarias da Inovação, do Desenvolvimento Social e Família e da Educação, o projeto Óculos Amigo promove a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes com deficiência visual. O secretário da Inovação, Alex Canziani, agradeceu ao público pela escolha do projeto. “Com grande satisfação, o Óculos Amigo foi escolhido como a melhor iniciativa pelo voto popular e traz um motivo de grande orgulho para o Estado.”
Desde a sua implementação, o Óculos Amigo beneficia 147 alunos da rede pública de ensino no Paraná com cegueira total, com o Orcam MyEye 2.0, dispositivo de tecnologia assistiva que utiliza inteligência artificial para fornecer informações em tempo real. Os alunos usam o equipamento não apenas em sala de aula, mas no dia a dia.
Além do troféu e certificado, os integrantes da equipe executora receberão certificados individuais de premiação e, sob demanda, aos parceiros, além de direito ao uso do Selo Inovação nos materiais de divulgação do projeto.
Com investimento de R$ 2,9 milhões, o projeto hoje abrange 75 municípios paranaenses. O equipamento, que pode ler textos, reconhecer objetos, identificar cores e rostos e opera sem necessidade de conexão à internet, proporcionando maior autonomia aos alunos no ambiente escolar.
O diretor de Relações Institucionais da SEI, Diego de Oliveira Nogueira, explica a relevância do projeto para promover uma educação mais inclusiva e democrática aos alunos beneficiados. “O objetivo foi estabelecer uma oportunidade para os deficientes visuais da rede estadual de ensino terem uma melhoria na qualidade de ensino, utilizando não só o Braille, mas outras tecnologias assistivas, que auxiliam na leitura e no desempenho escolar”, completou.
Publicado em 1 de novembro de 2024 às 17:18