PROGRAMA GRATUITO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL TEM 40 VAGAS PARA PG
Curso de qualificação profissional será desenvolvido no SENAI a partir do dia 21
Fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Paraná, estão abertas as inscrições para o programa ‘Qualificação para a Indústria 4.0’, que oferece 40 vagas em Ponta Grossa. O curso, além de gratuito, oferece uma bolsa de apoio financeiro para os participantes. O objetivo é qualificar profissionais para o trabalho na indústria, com foco na automação industrial, tendo em vista as inovações no mercado. O início está programado para o próximo dia 21 de outubro, com aulas no SENAI.
O curso prepara os participantes para atuar na Indústria 4.0, com tecnologias digitais e a automação em processos de produção que ocorrem de maneira integrada, nas chamadas “fábricas inteligentes”. Com o uso de dados e tecnologias, as fábricas são capacitadas para aumentar a eficiência e a produtividade.
Em Ponta Grossa serão duas turmas com 20 alunos e carga horária de 96 horas. Cada participante receberá uma bolsa no valor de R$ 1.008,00, como apoio financeiro durante o período de estudos. As inscrições poderão ser realizadas neste link: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=WhnwZB22xEavd0I-ogJmklFHWo4Jgc9EvmnjD-by07BUNk9BUjlVMzBSS1Q1SzhZTUdPTlowNEIxSC4u&origin=QRCode.
A secretária Faynara Merege, da Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, afirma que o curso está alinhado com as oportunidades em alta no mercado em Ponta Grossa. “Preparar nossa mão de obra é preparar o futuro da cidade. Cada curso, cada treinamento e cada parceria é uma ponte entre o talento local e as novas demandas da economia digital. Qualificar é garantir que o avanço tecnológico chegue com inclusão, eficiência e crescimento para todos.”
“A Indústria 4.0 não é apenas sobre máquinas e tecnologia, é sobre pessoas qualificadas para usar a inovação a favor do desenvolvimento. O mundo do trabalho está mudando rapidamente, e quem investe em qualificação não fica para trás: se antecipa, se adapta e cria oportunidades”, complementa Faynara.
Publicado em 7 de outubro de 2025 às 22:54