PREFEITURA VAI ROMPER CONTRATO E REALIZAR NOVA LICITAÇÃO PARA A ESTRADA DO ALAGADOS
Prefeita Elizabeth Schmidt diz que a culpa é do modelo nacional que permite a participação de empresas sem credibilidade nas licitações
A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa está comunicando a decisão de rescindir o contrato com a empresa responsável pela pavimentação da estrada do Alagados, para a realização de uma nova licitação para dar continuidade à obra da Estrada do Alagados. A prefeita Elizabeth Schmidt afirma que se esgotaram as possibilidades legais de fazer com que a empresa cumprisse o contrato. O Município já aplicou cerca de R$ 1 milhão em multas pelos consecutivos descumprimentos, que resultaram no atraso das obras.
“Infelizmente, o que constatamos é que essa obra foi um desastre. Culpa de um modelo de licitação nacional que permite que empresas sem credibilidade ofereçam um desconto no último segundo e vençam a concorrência contra empresas idôneas, mesmo sem ter estrutura e capacidade para cumprir com a obrigação determinada em contrato”, disse a prefeita.
De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento, em um ano de contrato apenas cerca de 300 metros de pavimentação em paver foram realizados pela empresa, dos 6 quilômetros estipulados em contrato.
Segundo o secretário Luiz Henrique Honesko, do Planejamento, desde o início da obra a empresa vencedora da licitação foi notificada diversas vezes, não havendo outra alternativa a não ser rescindir o contrato.
“Tomaremos as medidas cabíveis, realizaremos uma nova licitação para essa obra, cobraremos judicialmente as multas aplicadas e negativaremos a empresa para novos processos licitatórios”, afirmou o secretário.
Para a prefeita, a execução desta fase das obras é de extrema importância, uma vez que a Prefeitura já conta com um projeto pronto para a continuação da pavimentação da via, desde a entrada de acesso à Cachoeira do Rio São Jorge até o Alagados. “Problemas a gente enfrenta e resolve. Vamos em frente”, finaliza Elizabeth.
Publicado em 31 de janeiro de 2025 às 16:35