PREFEITURA ENTREGA NOVA SEDE DO CREAS II NAS PROXIMIDADES DA RODOVIÁRIA
A prefeita Elizabeth Schmidt reinaugurou o espaço que até 2024 abrigou a ‘Casa da Mulher’
A Prefeitura Municipal entregou nesta segunda-feira (28) uma nova sede para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social, o CREAS II, espaço para realizar atendimentos a famílias e pessoas em situação de risco. O local fica na região central da cidade, nas proximidades da Rodoviária, e atenderá a população de seis regiões de Ponta Grossa.
Localizada no número 1651 da Rua Theodoro Rosas, até 2024 a nova sede do CREAS II acolheu a Casa da Mulher. Para a prefeita Elizabeth Schmidt, a mudança representa um importante avanço na qualidade dos serviços prestados à população. “É um espaço mais amplo, acessível e equipado para atender às necessidades das pessoas que precisam do apoio prestado pela Prefeitura por meio das políticas públicas que praticamos em proteção aos cidadãos. É bem localizado, conta com a estrutura necessária e vai oferecer o acolhimento necessário para quem precisar”, destaca a prefeita.
O local foi planejado para oferecer mais conforto, privacidade e acolhimento às famílias e indivíduos em situação de risco. Com uma estrutura moderna e adequada, a equipe técnica poderá atuar com mais eficiência, fortalecendo os atendimentos especializados.
“Os CREAS são espaços onde há o devido acolhimento com os cuidados necessários para pessoas em situação de risco, vítimas de violência, entre outros casos, para que a política pública de atendimento ocorra dentro dos protocolos indicados, em respeito a cada caso, apoiando essa população e preservando todos os seus direitos. Passo a passo estamos aprimorando nosso atendimento em benefício dos nossos cidadãos”, informa a presidente da Fundação de Assistência Social, Tatyana Belo.
POLÍTICA PÚBLICA – O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é onde ocorre o apoio, orientação e acompanhamento especializado a pessoas e famílias em situação de risco pessoal ou social por violação de direitos, como violência física, psicológica, sexual, negligência, abandono, trabalho infantil, entre outros. Além disso, o serviço atua na prevenção da reincidência de situações de violação, promovendo o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
Ponta Grossa dispõe de duas unidades. Enquanto o CREAS I atende as regiões de Uvaranas, Neves, Olarias e Jardim Carvalho, o CREAS II serve de referência para a Nova Rússia, Contorno, Oficinas, Chapada, Boa Vista e Palmeirinha.
Publicado em 28 de abril de 2025 às 18:54