Prefeita Elizabeth faz história ao conquistar a reeleição em Ponta Grossa
A Prefeita Elizabeth Schmidt conquistou uma reeleição histórica, neste último domingo, dia 27, com 96.407 votos recebidos nas urnas. O resultado deste ano foi mais folgado, se comparado ao cenário de 2020, quanto Elizabeth também disputou o segundo turno contra Mabel Canto.
Relembrando. Em 2020, Elizabeth se tornou a primeira prefeita mulher de Ponta Grossa com 87.932 votos, 8.003 votos a mais do que Mabel, ou em porcentagem, a diferença foi de 4,76%.
Neste último domingo, Beth fez 13.343 a mais que Mabel, significando um percentual de 7,44%.
E a reeleição da Prefeita Elizabeth foi extremamente difícil. No primeiro turno, além da deputada estadual Mabel Canto, herdeira política do ex-prefeito Jocelito Canto, Beth enfrentou os também deputados Aliel Machado, que foi candidato a prefeito pela segunda vez, e Marcelo Rangel, de quem Elizabeth foi vice, e também prefeito por dois mandatos.
Se considerarmos que o cargo de prefeito, neste tipo de eleição, expõe a candidata, no caso, por ter mais “telhado de vidro” em comparação dos demais, devido as exigências e cobranças que o cargo está exposto durante os 4 anos anteriores ao pleito. O prefeito, ou prefeita, no caso, sempre terá uma cobrança maior que os demais, porque sempre haverá cobranças, falhas a serem corrigidas, por melhor e mais competente que a Administração tenha sido.
Mas, é justamente pela Administração competente e séria da Prefeita Elizabeth, e das obras visíveis aos pontagrossenses, talvez o maior motivo pelo qual a maioria dos eleitores da nossa cidade preferiram manter a Prefeita Elizabeth mais 4 anos a frente da Prefeitura.
Hoje, temos uma cidade organizada, bonita, limpa, e uma Administração que privilegia a organização, a transparência e o controle de gastos. Mesmo com altos investimentos em saúde, educação, pavimentação e outros serviços, o controle dos gastos públicos faz de Ponta Grossa modelo e destaque nacional.
Claro que nem tudo são flores. Não vivemos em uma cidade das “mil maravilhas”. Isto não existe, é utopia. Temos dificuldades e problemas a serem superados. Mas, a Prefeita Elizabeth já mostrou que, com dedicação, persistência e muita coragem, é possível fazer sempre mais com os recursos disponíveis.
Fica agora a expectativa como a Prefeita vai se comportar com relação a nova composição da Câmara Municipal, que na verdade, não sofreu grandes alterações em comparação com a atual formação, além de possíveis e eventuais ajustes na equipe de secretários. Espera-se que algumas alterações venham a ocorrer até o final do ano.
Porém, a grande vitória de Elizabeth Schmidt foi a construção de seu legado político. Sem o apoio do Governador Ratinho Massa, e contra três deputados que tem grande liderança política na cidade, a Beth venceu e superou todos com muita garra, criando assim um novo e forte grupo político que pavimentará, por certo, outras candidaturas no futuro.
- Paulo Sérgio Rodrigues, editor.
Publicado em 28 de outubro de 2024 às 12:12