PONTA GROSSA TEM CINCO NOVOS ÔNIBUS JÁ EM CIRCULAÇÃO
Mais dez veículos serão integrados brevemente à frota do transporte coletivo urbano
Entraram em circulação, nesta semana, cinco modelos do novo modelo de ônibus para atendimento aos usuários do sistema de transporte coletivo urbano de Ponta Grossa. Equipados com ar-condicionado, tomadas USB, bancos mais confortáveis e câmeras de vigilância, também são mais silenciosos e menos poluentes. utros dez serão incluídos em 2026, inclusive modelos articulados. Nos próximos dias mais 10 veículos serão adicionados para atender as linhas Santa Paula, Santa Mônica, Barreto, Uvaranas/Nova Rússia, Parque dos Pinheiros, Chapada, Distrito Industrial, Hospital Universitário, Recanto Verde, Gralha Azul, Oficinas/Nova Rússia, Santa Maria/Ronda e Nossa Senhora das Graças. E outros dez virão em 2026, inclusive modelos articulados.
A prefeita Elizabeth Schmidt destaca o salto de qualidade da experiência dos usuários com os novos veículos. “Estamos mais uma vez subindo a régua da qualidade dos serviços à nossa população. Este é o início de uma grande renovação da frota do transporte coletivo, com veículos mais silenciosos, com temperatura mais agradável, bancos mais confortáveis e com maior segurança, pois são dotados de câmeras de vigilância. São os primeiros de muitos que virão”, afirma a prefeita.
O secretário de Infraestrutura e Planejamento, Luís Henrique Honesko, aponta que os novos veículos atenderão linhas com maior demanda por melhorias. “Entre as linhas atendidas estão aquelas que apresentaram dificuldades de operação e reclamações de usuários, seguindo critérios de demanda e conforto. Esses trajetos terão uma melhoria significativa por meio dessa frota renovada”, ressalta Honesko.
Outro destaque é a redução na emissão de gases poluentes. Os ônibus são equipados com tecnologias adaptadas às normas Euro 6, que estabelecem limites mais rigorosos para a emissão de poluentes em veículos a diesel, como óxidos de nitrogênio e partículas. “Eles possuem um equipamento de pós-combustão que recupera os gases nocivos e faz com que o veículo seja menos poluente que os modelos de tecnologias anteriores”, explica Honesko.
Publicado em 18 de setembro de 2025 às 18:27