PONTA GROSSA MANTÉM CONCEITO ‘A’ DO TESOURO NACIONAL PELO 5º ANO SEGUIDO
Certificação reflete o trabalho desenvolvido pela Prefeitura na gestão dos recursos públicos
Pelo quinto ano consecutivo a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa obteve a ‘Nota A’ na análise da Capacidade de Pagamento (Capag) realizada pelo Tesouro Nacional, órgão vinculado ao Ministério da Fazenda, consolida uma sequência de avaliações máximas no período de 2021 a 2025.
A nota obtida por Ponta Grossa representa o nível mais elevado dentro da metodologia de avaliação, que leva em conta a liquidez, poupança corrente e nível de endividamento, utilizando dados públicos sobre a saúde financeira e também considerando o ranking de qualidade fiscal de Estados e Municípios.
“Somos penta! É gratificante iniciar este novo momento da gestão mantendo esta classificação de excelência. É um reconhecimento ao planejamento orçamentário, à responsabilidade com o dinheiro público e aos investimentos feitos de maneira legal e correta. Esse resultado nos permite atrair investimentos inéditos para a cidade. Ainda temos muito a conquistar”, celebrou a prefeita Elizabeth Schmidt.
Além da Capacidade de Pagamento, a avaliação aponta que o Município está em dia com suas obrigações legais, como o envio das cotas anuais e a aplicação mínima de recursos em áreas essenciais. Atualmente, a cidade investe 22,10% do orçamento em Saúde (o mínimo exigido é 15%) e 26,63% em Educação (acima do mínimo de 25%).
O secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski, comparou a metodologia utilizada pelo Tesouro Nacional à análise de crédito realizada por instituições financeiras. “Nota A representa credibilidade fiscal. Muitos investimentos recentes, como o maior programa de pavimentação da história da cidade e a construção da UPA Uvaranas, só foram possíveis graças a esse índice. Sem ele, não seria viável obter financiamentos com condições vantajosas”, explicou.
CAPAG – Instrumento do Tesouro Nacional que analisa a saúde fiscal de Estados e Municípios, a CAPAG reflete a capacidade de honrar compromissos financeiros. Somente gestões, municípios e estados com ‘Nota A’ são autorizados a contratar empréstimos com garantia da União.
Publicado em 23 de abril de 2025 às 20:40