Ponta Grossa Basquete/São Camilo estreia segunda-feira (23) na Liga de Desenvolvimento

Desafio da equipe ponta-grossense é passar pela fase de classificação para alcançar as finais do certame nacional

Após o fim da participação histórica na LBF, o basquete princesino voltará a figurar no cenário nacional na próxima semana. Na segunda-feira (24), o Ponta Grossa Basquete/São Camilo enfrentará o Mogi das Cruzes em sua estreia na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). A bola sobe às 11h30 no Ginásio Antonio Prado Jr, sede do Clube Paulistano, em São Paulo.

Competição chancelada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), que organiza o Novo Basquete Brasil (NBB), o LDB terá 26 equipes nesta edição. Os times estão divididos em dois grupos com 13 equipes cada e subdivididos em outras duas chaves. Os quatro primeiros de cada grupo se classificam para brigar pelo título do campeonato sub-22. Além destes, os quintos a oitavos disputam a Prata e os nonos a décimos segundos dos grupos disputarão a Bronze. A segunda etapa acontecerá em julho e as fases finais serão realizadas em agosto.

O técnico Milos Alexander vê a versatilidade e o bom nível do elenco como pontos fortes da equipe neste desafio: “Tivemos muito tempo de preparação, mas sem jogos, só com amistosos internos. É uma equipe muito versátil, muito leve, e estamos adicionando mais duas peças nessa reta final para agregar mais força física ao elenco. Temos uma rotação muito interessante, jogadores que geram desequilíbrio e gostam de atacar a cesta. Mesmo com duas pedreiras na chave como Paulistano e Pinheiros, esperamos surpreender com um grupo homogêneo”, complementa.

O formato da competição proporcionará jogos intensos ao Ponta Grossa Basquete/São Camilo. Com as duas fases classificatórias sendo disputadas em dois circuitos de uma semana, Milos destaca a necessidade de manter o foco de forma integral durante a competição.

“No formato de campeonato em circuitos, é necessário ter muito foco. O tempo de digerir uma derrota ou comemorar uma vitória é muito curto. Não trabalho com um padrão fixo, trabalhamos o que vamos executar de acordo com o que vamos enfrentar, tanto no aspecto ofensivo quanto defensivo. A alternância de sistemas e conceitos acontecerá o tempo todo. O grupo é muito inteligente taticamente e queremos usar isso ao nosso favor”, analisa.

O elendo ponta-grossense é formado por dezoito atletas: Naka, Rian Veiga, Rocha e Thierry (armadores e ala-armadores; Diogo, Gabriel, Kniphoff, Alvaro Souza, Manaus e Rudi (alas); Lucas, Caio, JP e Machado alas-armadores; Pedro, João Jesus e Wilker, pivôs.

Tabela definida
O Ponta Grossa Basquete/São Camilo já tem sua tabela definida para o primeiro circuito da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). Todos os jogos da chave A.1 serão realizados no Ginásio Antonio Prado Jr, sede do Clube Paulistano, a partir de 24 de junho.

24/06 – 11h30 – Mogi das Cruzes x Ponta Grossa Basquete/São Camilo.
25/06 – 13h30 – Ponta Grossa Basquete/São Camilo x Paulistano.
26/06 – 11h15 – Pinheiros x Ponta Grossa Basquete/São Camilo.
28/06 – 9h – Ponta Grossa Basquete/São Camilo x Cruzeiro (MG).
29/06 – 9h – Instituto Viva Vida/CETAF (ES) x Ponta Grossa Basquete/São Camilo.

Apoio
A equipe sub-22 do Ponta Grossa Basquete é um projeto da Liga Desportiva de Ponta Grossa e conta com o patrocínio do Centro de Saúde São Camilo, UniSecal, Laboratório Oscar Pereira, Arcelor Mittal, Restaurante Raffinato, Clínica Ponta-grossense de Fraturas, Padaria da Maria e Prefeitura Municipal de Ponta Grossa – através da Secretaria Municipal de Esportes.

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é uma competição esportiva promovida pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e os clubes filiados.

Foto: João Vitor Rezende Borba/LDPG.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.