POLÍCIAS E IAT RESGATAM AVES EM CATIVEIRO DE GUARAPUAVA
A mulher que apresentou documentação falsa dos animais foi presa
Uma mulher foi presa e duas araras-vermelhas, uma arara-macau, quatro araras-canindé e um papagaio verdadeiro resgatados, oriundos do tráfico de animais nesta quarta-feira (8), em uma chácara de alto padrão na cidade de Guarapuava, durante operação conjunta das polícias Civil e Militar do Paraná com o Instituto Água e Terra (IAT).
Conforme o delegado Guilherme Dias, notas fiscais, certificados de origem e documentos de criadouros legalizados eram todos fraudados para enganar a fiscalização. “Estes animais agora serão encaminhados ao Criadouro Onça Pintada, um santuário para conservação de espécies ameaçadas de extinção, que destina animais apreendidos a programas de reprodução e soltura na natureza”, explica. A mulher foi encaminhada ao sistema penitenciário.
DENÚNCIAS – Casos de maus-tratos com animais podem ser registrados em boletim de ocorrência online no site da PCPR. Nestas situações, é necessário que o crime esteja ocorrendo, ou seja constatada a prática de abusos, maus-tratos e ferimentos propositais de animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A população pode denunciar o crime de forma anônima no Disque-Denúncia 181, via telefone ou site, telefone 197 da PCPR e, em Curitiba, diretamente à equipe de investigação da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, pelo número (41) 3251-6200.
Publicado em 8 de outubro de 2025 às 20:35