POLÍCIA CIVIL ORIENTA PARA OS CASOS DE DESAPARECIMENTO DE PESSOAS

Tão importante quanto comunicar o desparecimento é dar baixa no BO quando a pessoa for encontrada
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está orientando a população sobre os procedimentos nos casos de desaparecimentos de pessoas e para a importância de dar baixa no Boletim de Ocorrência (BO) assim que a pessoa for localizada. A comunicação é essencial e auxilia nos índices de elucidações, evitando diligências desnecessárias por parte da polícia, além de possibilitar a regularização dos documentos da vítima.
Não há um prazo mínimo para o registro do BO. Os familiares e conhecidos da vítima não precisam aguardar 24 horas para notificar a polícia. O registro pode ser feito na delegacia mais próxima, em todo o Estado, ou via internet, através do portal da corporação. É importante ter ao menos uma fotografia digital recente do desaparecido, que será anexada durante a confecção do BO, além de informar sobre horário do desaparecimento, local e roupa utilizada pela vítima.
A rápida comunicação contribui com o início imediato das buscas e a inclusão no sistema de pessoas desaparecidas. Os policiais civis trabalham de maneira ágil e conduzem investigações de alta complexidade, com o uso de tecnologias avançadas, a fim de solucionar o caso e trazer uma resposta rápida à população.
Já para dar baixa no BO, o procedimento procedimento deve ser feito somente na unidade policial, pela própria vítima, sozinha ou acompanhada de algum familiar. “Por constar no sistema como desaparecida, a vítima não consegue viajar ou renovar os documentos, como a Carteira de Identidade Nacional ou Carteira Nacional de Habilitação; apnas com a baixa conseguimos regularizar a situação e evitar maiores problemas”, destaca a delegada Iara Dechiche.
Quando a pessoa é localizada em algum hospital, dois procedimentos podem ser realizados. O hospital pode entrar em contato direto com a PCPR e informar que no local encontra-se uma pessoa desaparecida. A baixa no boletim é feita, mas é orientado que um familiar da vítima se desloque até a unidade policial com o documento de identificação, para finalizar o processo.
“Nos casos em que o familiar não mora na cidade ou a pessoa não deseja voltar para casa, a equipe policial se desloca até a unidade de saúde para conversar com a vítima e dar baixa no boletim. Se a pessoa não quer voltar para casa, deixamos registrado a informação e não avisamos a família”, explica Iara.
SICRIDE – A PCPR possui uma delegacia especializada em casos que envolvem desaparecimento de crianças de 0 a 12 anos de idade incompletos. O Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride) atua desde 1995 e é a primeira estrutura do Brasil dedicada exclusivamente ao desaparecimento de crianças e adolescentes.
A unidade policial está localizada em Curitiba e recebe boletins de todas as cidades do Paraná, além de contar com apoio de outras delegacias quando necessário. O Sicride tem se destacado nos últimos anos pelos índices de 100% de resolução de casos.
“É muito importante a comunicação de imediato quando uma criança desaparece, os primeiros minutos são cruciais e a velocidade contribui com o nosso trabalho. Além disso, orientamos que os familiares compareçam na delegacia assim que a vítima for localizada para dar baixa no boletim, contribuindo com o nosso trabalho”, ressalta a delegada Patrícia Paz.
Para evitar desaparecimentos e o sofrimento de uma perda, medidas de segurança devem ser tomadas pelos pais, responsáveis e a sociedade. É necessário estar atento aos movimentos da criança e redobrar a atenção. Elas são rápidas e podem fugir de um ambiente controlado em pouco tempo.
A PCPR também destaca que a população pode colaborar na segurança das crianças, estando atenta a possíveis situações de violência e negligência. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo 197, da PCPR, 181, do Disque-Denúncia, ou 190, da Polícia Militar.
Publicado em 10 de setembro de 2024 às 18:14