POLÍCIA CIVIL LANÇA CAMPANHA DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Operação Caminhos Seguros será desenvolvida ao longo deste mês de maio

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) iniciou nesta quarta-feira (30) a Operação Caminhos Seguros, que visa combater a violência e proteger crianças e adolescentes, ocorrerá ao longo de todo o mês de maio.

Por meio da operação, a Polícia Civil do Paraná desenvolverá ações preventivas, educativas, ostensivas e repressivas para o enfrentamento a todas as formas de violência direcionadas a crianças e adolescentes no Paraná.

Segundo a delegada-chefe da Divisão de Polícia Especializada, Luciana Novaes, a Polícia Civil tem buscado aprimorar o combate às formas de violência praticada contra crianças e adolescentes por meio da criação e implementação de protocolos de atendimento humanizado a esses casos, bem como pela capacitação dos policiais que atuam na investigação.

“Além disso, participando de operações nacionais, o Paraná, unido aos demais estados, fortalece a busca pelo objetivo comum de erradicação da cultura da violência contra o público infantojuvenil”, disse.

Os Núcleos de Proteção às Crianças e Adolescentes Vítimas de Crime (Nucrias), as Delegacias da Mulher, além de outras unidades policiais em todo o Estado, atuarão de forma coordenada para o cumprimento de mandados de prisão em aberto de indivíduos condenados ou investigados por crimes contra menores.

Para o período da operação, a PCPR reforçará o efetivo policial dos Nucrias de Cascavel, Maringá, Ponta Grossa e Londrina a fim de intensificar diligências, a execução de mandados judiciais e demais ações de polícia judiciária.

Ao longo de todo o mês, também estão previstas ações de conscientização em escolas públicas e privadas por meio de palestras e rodas de conversa direcionadas para o público estudantil. A ideia é capacitar crianças e jovens para que consigam reconhecer situações de perigo e saibam como pedir ajuda. A coordenação nacional é do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Publicado em 30 de abril de 2025 às 21:48

Compartilhar

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.