PG SEDIA A 1ª CONFERÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Evento vai debater políticas ambientais e estabelecer suas estratégias para os Campos Gerais

A 1ª Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável – Aliança Campos Gerais será aberta nesta quarta-feira (1º), às 9 horas, na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG). A promoção é do Instituto Água e Terra (IAT) e tem como objetivo reunir representantes de municípios, empreendedores, instituições e sociedade civil para debater políticas ambientais e estratégias de desenvolvimento sustentável para a Região dos Campos Gerais.

“Essa conferência regional busca formar uma aliança entre os municípios dos Campos Gerais, fazer com que a informação chegue de maneira claro e uniforme para todos os integrantes ligados ao meio ambiente. Mapeamos as principais dificuldades que empreendedores, municípios e a sociedade têm e vamos entregar as respostas, orientar da melhorar maneira possível para que atividades como licenciamento ambiental ou autorização ambiental não sejam mais um problema na região”, explica o chefe do escritório regional do IAT em Ponta Grossa, Matheus Lopes Demito.

A atividade de quarta-feira será voltada para palestras e oficinas sobre temas como licenciamento ambiental, ICMS Ecológico, fiscalização e regularização fundiária. O público-alvo inclui prefeitos, secretários de Meio Ambiente, equipes técnicas e cidadãos interessados na gestão ambiental local.

Na quinta-feira (2), a conferência tem como alvo empreendedores, desde o pequeno comércio até grandes indústrias. Estão previstas discussões sobre licenciamento para diferentes atividades, novidades na legislação ambiental, atendimento a condicionantes e mineração. Também haverá um plantão técnico do IAT para esclarecimento de dúvidas.

Já no terceiro dia, o evento será integralmente no Lago de Olarias, também em Ponta Grossa, com atividades voltadas à educação ambiental. Estão previstas oficinas, roda de conversa para elaboração de um plano de ação regional e atividades de distribuição e plantio de mudas nativas, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até esta quarta-feira, por este link.

Publicado em 1 de outubro de 2025 às 00:39

Compartilhar

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.