PARANÁ REALIZA PESQUISA PARA FORTALECER O TURISMO

Questionário é destinado ao empresariado, identificando demandas e buscando soluções para impulsionar o turismo no Estado
Uma nova pesquisa de sondagem empresarial foi lançada nesta terça-feira (8) pela Secretaria do Turismo do Paraná (Setu), em parceria com o Sebrae-PR e a Fecomércio-PR. O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre as empresas que atuam no turismo paranaense, visando o fortalecimento do setor. O trabalho vai mapear as atividades turísticas desenvolvidas pela iniciativa privada, identificar demandas e contribuir com informações estratégicas para a formulação de políticas públicas que impulsionem a atividade no Estado.
A pesquisa anterior foi feita em 2023. Com esta nova edição, o Governo do Estado busca reforçar a importância da participação das empresas no turismo do Estado, para que o setor torne mais preparado para as demandas recentes do mercado, colocando o Paraná como destino excelência em todos os aspectos, sobretudo na prestação de serviços.
O secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes, explica que o foco da pesquisa é entender a visão dos empresários em relação ao setor. “O turismo é um grande gerador de empregos, renda e qualidade de vida, ou seja, é uma área que precisa sempre estar em sintonia com as percepções de seus participantes, tanto de turistas, quanto de empresários”, completou.
PARTICIPAÇÃO – A pesquisa fica aberta para participação até o dia 3 de novembro de 2024 e pode ser respondida por meio de um formulário online. As respostas são anônimas e serão utilizadas para identificar o cenário atual das atividades turísticas empresariais no Paraná, auxiliando na criação de estratégias voltadas para o ano de 2025. Para acessar o questionário, basta clicar AQUI.
PEQUENOS NEGÓCIOS – Para a coordenadora de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae-PR, Patrícia Albanez, o setor é conduzido, sobretudo, pelo empresário. “O turismo é uma atividade predominantemente privada, em que 94% das empresas são pequenos negócios, principais responsáveis pela oferta de produtos turísticos. Diante disso, a pesquisa de sondagem empresarial se torna fundamental, pois oferece uma visão detalhada do cenário atual, permitindo a criação de programas e políticas que melhorem a competitividade desses negócios.”
DADOS – Após a coleta e compilação das respostas, os dados devem ser disponibilizados no SiTU – Sistema de Inteligência Turística, ferramenta lançada no ano passado pela Secretaria do Turismo, onde estão reunidas pesquisas, dados, levantamentos e os principais indicadores do setor, de forma aberta e interativa. Conheça a plataforma.
Publicado em 8 de outubro de 2024 às 14:06