PARANÁ JÁ EMITIU 40 MIL CARTEIRAS DE IDENTIDICAÇÃO PARA PESSOAS AUTISTAS

Os portadores da Ciptea têm prioridade nos serviços essenciais de saúde

Quase um terço das 132 mil pessoas com autismo do Paraná já conta com a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Nesta quarta-feira (18), o Estado alcançou a marca de 40 mil documentos emitidos pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), que também é responsável pela formulação de políticas públicas voltadas à inclusão e garantia de direitos da população autista.

Desde a sua implementação, em 2020, o Paraná se destaca como um dos pioneiros na emissão da Ciptea no País e alcançou este número simbólico no Dia do Orgulho Autista, iniciativa do grupo britânico ‘Aspies for Freedom’, que tem como propósito valorizar a neurodiversidade das pessoas no espectro do autismo. A celebração reforça o reconhecimento do potencial único e inato de cada indivíduo, promovendo respeito e inclusão.

BENEFÍCIOS – A Ciptea oferece uma série de benefícios e facilita o acesso a serviços essenciais. “Além de garantir atendimento prioritário, a carteira também ajuda a identificar e compreender melhor a população autista no Estado, possibilitando a elaboração de políticas públicas mais eficazes e inclusivas”, afirma o secretário do Desenvolvimento Social e Família”, Rogério Carboni.

O secretário destaca que, além de suas diversas funções para as pessoas, a carteirinha é fundamental para a coleta de dados e informações desta área. “Sem números precisos, a formulação de políticas públicas fica prejudicada, e é isso que buscamos: mais eficácia em nossas ações”, diz Carboni.

COMO SOLICITAR – Para facilitar ainda mais o acesso ao documento, a Sedef possui um número de WhatsApp dedicado ao atendimento para a confecção da Ciptea. Os interessados podem entrar em contato pelo número (41) 3210-2457, disponível das 9 às 16 horas, para solicitar informações adicionais ou tirar dúvidas.

O atendimento é realizado de forma simples, prática e segura, e a emissão da carteira é totalmente gratuita, feita de forma 100% online, garantindo comodidade para as pessoas autistas e suas famílias.

Para solicitar a Carteira é necessário reunir alguns documentos, como RG e CPF da pessoa com autismo e do responsável, uma fotografia recente, um laudo médico digitalizado e um exame de sangue. Além do WhatsApp, todas as orientações detalhadas para a solicitação estão disponíveis no site www.carteiradoautista.pr.gov.br.

Publicado em 18 de junho de 2025 às 21:22

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