MULHERES QUE ATUAM EM COOPERATIVAS DE RECICLAGEM PARTICIPAM DE QUALIFICAÇÃO

‘Empreendedoras da Reciclagem’ encerra primeira edição nesta quarta-feira
Voltado exclusivamente para mulheres que atuam nas cooperativas de catadores de resíduos, o programa ‘Mulheres da Reciclagem’ está sendo encerrado nesta quarta-feira (30), com o tema “Comunicação como forma de fortalecer a mulher no trabalho”, conduzida por Luciana Alvarez.
O programa promove a qualificação profissional, o fortalecimento pessoal e incentivando o empreendedorismo das mulheres que vivem da reciclagem. A realização é do Governo do Paraná, Grupo So+ma e Heineken Brasil, contando com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Com 30 participantes de Ponta Grossa e Região dos Campos Gerais, a ação foi iniciada em maio, oferecendo mentorias semanais com especialistas nas áreas de gestão, finanças, saúde mental, redes sociais, liderança, cooperativismo, entre outros temas fundamentais para o crescimento profissional. Os encontros ocorrem nos formatos presencial e online, com mais de 20 horas de conteúdos formativos e troca de experiências.
“A reciclagem é uma das pontas mais importantes da sustentabilidade, e são as mulheres que movem essa estrutura com muito trabalho, coragem e visão. Valorizar e apoiar essas trabalhadoras é cuidar do meio ambiente e também da transformação social. Por isso, temos orgulho de apoiar esse programa que reconhece e impulsiona o protagonismo feminino na economia circular”, destaca a secretária municipal de Meio Ambiente, Carla Kritski.
Atualmente, o Município conta com três associações de catadores: ACAMARO (Oficinas), ACAMARUVA (Uvaranas) e ACAMARU (Chapada), que juntas reúnem cerca de 76 recicladores, dos quais 47 são mulheres com idades variadas. Nas associações é realizada a triagem, separação por tipo de resíduo, enfardamento e comercialização de materiais, com o movimentação de cerca de 45 toneladas de resíduos por mês.
Publicado em 30 de julho de 2025 às 00:54