MULHER EM SITUAÇÃO DE RUA MORTA DENTRO DE COMÉRCIO; VÍTIMA SERÁ SEPULTADA NESTA TERÇA (05)

Sua morte levanta debates sobre vulnerabilidade social, violência e limites na legítima defesa
PONTA GROSSA, PR — Crime na manhã da segunda-feira, 4 de agosto de 2025, no Centro de Ponta Grossa. A jovem Francyely Maria Fernandes, de apenas 28 anos, foi morta com um disparo de espingarda de pressão (calibre 5.5 mm) dentro de um estabelecimento comercial, onde também funcionava a residência do autor, um empresário de 43 anos, que acabou autuado por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.
INVASÃO E MORTE
Segundo informações da Polícia Militar, o autor acionou a equipe após encontrar Francyely dormindo no sótão do imóvel. Ela teria entrado no local pela parte superior do telhado, removendo telhas para acessar o interior do prédio. Ainda segundo relato, enquanto aguardava a chegada da polícia, o empresário afirma que a jovem teria acordado e ido em sua direção, momento em que ele efetuou um disparo com uma espingarda de chumbinho, atingindo Francyely.
A equipe policial encontrou a vítima caída e sem sinais vitais. O SAMU foi acionado e confirmou o óbito no local. A Polícia Científica, o IML e a equipe de homicídios também estiveram presentes na ocorrência para os procedimentos legais.
AUTUAÇÃO E LIBERDADE PROVISÓRIA
Após investigação preliminar e realização de perícia, a Polícia Civil do Paraná informou que não havia qualquer objeto com a vítima que pudesse indicar tentativa de agressão contra o empresário. Mesmo assim, a Autoridade Policial entendeu que o autor agiu sob a impressão de estar em risco, aplicando o princípio da “discriminante putativa” — quando o agente acredita, mesmo de forma errônea, estar agindo em legítima defesa.
Dessa forma, o empresário foi autuado por homicídio culposo — crime decorrente de imprudência na avaliação da situação e precipitação na reação. A fiança foi arbitrada em R$ 5.000,00, paga ainda no mesmo dia, e o investigado foi liberado para responder em liberdade. O inquérito policial seguirá para apuração completa dos fatos.
SEPULTAMENTO DE FRANCYELY MARIA FERNANDES
O corpo de Francyely Maria Fernandes, natural de Ponta Grossa, nascida em 24 de novembro de 1996, será sepultado nesta terça-feira, dia 5 de agosto de 2025, às 14h, no Cemitério São Vicente de Paulo.
O velório ocorre na Capela Municipal São José, onde amigos e familiares prestam as últimas homenagens à jovem.
Francyely tinha 28 anos e estava em situação de rua no momento do ocorrido. Sua morte levanta debates sobre vulnerabilidade social, violência e limites na legítima defesa.
⚖️ O caso segue sob investigação e deverá ter novos desdobramentos nos próximos dias.
Imagem: Dc Mais
Publicado em 5 de agosto de 2025 às 08:48