Mostra de Culturas Religiosas promove Paz e Não Violência em PG

Evento celebra a diversidade religiosa e promove o diálogo na busca pela paz

A “II Mostra de Culturas Religiosas Fé e Devoção” inicia nesta segunda-feira (22) em Ponta Grossa, trazendo o tema “Paz e Não Violência”. Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e pela URI (United Religions Initiative) de Ponta Grossa, o evento se estenderá até o sábado (27) com uma série de atividades culturais e religiosas.

“As religiões exercem um papel importante na construção cultural da cidade e este é um dos eventos mais bonitos que realizamos, porque falamos sobre a importância da fé na vida das pessoas, debatendo formas de combater a intolerância religiosa e permitindo que a população conheça como a expressão de cada grupo se torna cultura”, afirma Alberto Portugal, Secretário de Cultura. Roberto Barbosa, coordenador da URI-PG, destaca a importância do evento: “Precisamos unir nossas forças para criar um mundo mais pacífico e justo, e este evento é um passo significativo nessa direção”.

A programação começa com uma roda de conversa, às 19h, no Cine Teatro Ópera. O tema central será “Paz e Não Violência”, com a participação de representantes de diversas religiões, incluindo Espiritismo, Evangélicos Pentecostais, Budismo, Quimbanda, Seicho-no-ie, Xamanismo, Umbanda, Islamismo, Protestantes Históricos, Candomblé e Catolicismo. Roberto Barbosa será o mediador deste encontro.

Durante a roda de conversa, os participantes discutirão temas como desarmamento nuclear, retirada de tropas invasoras, redução de armas convencionais, assinatura de tratados de não-agressão, renúncia à guerra como método de resolução de conflitos, rejeição de todas as formas de violência, incorporação da Carta da Terra na Agenda Internacional dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e promoção da não-violência ativa, especialmente na educação. Cada religião terá cinco minutos para apresentar sua perspectiva sobre um ou mais dos temas.

Na terça-feira acontece a “Noite Gospel” às 19h30 no Cine Teatro Ópera. Haverá apresentações de dança, música e teatro de igrejas e grupos cristãos evangélicos.

Também no Cine-Teatro Ópera, na quarta-feira, às 19h30, haverá apresentações de danças, músicas e literatura com o Grupo de Dança do Colégio Sant’Ana, o Coral Espírita Adriano Tah, e representantes do Xamanismo, Budismo, Quimbanda, Islã e Cristianismo.

A programação da quinta-feira, no Cine Teatro Ópera, às 19h30, inclui músicas e danças da Casa do Divino, TUCAGIM, Coral Sesc, Candomblé, Focoláres, CUCAF, Afoxé e Cristianismo, além da Marcha da Paz e Não Violência.

Feriado de Sant’Ana, n sexta-feira a programação inicia às 14h, no Lago Olarias, com a inauguração dos marcos de Sant’Anna e Nanã. As apresentações acontecem a partir das 15h com a Celebração Nanã. Durante todo o dia, na Praça Marechal Floriano Peixoto, ocorrerá a Festa de Sant’Ana.

A mostra fecha com música na Concha Acústica da Praça Barão do Rio Branco, no sábado, às 15h, com apresentações do Coral Centro Social Casa do Piau, Gaita do Floriano, Terreiro Caboclos da Lei e a Ordem Sufi.

Compartilhar

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.