MISSÃO PARANÁ MINISTRA PALESTRA ‘MULHER SEGURA’ PARA ACADÊMICOS DE DIREITO EM PG
A prevenção é a melhor forma de reduzir a violência contra a mulher
O Programa Mulher Segura, iniciativa da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, realizou na manhã da quarta-feira (5) uma palestra na Unicesumar de Ponta Grossa, voltada a alunos do curso de Direito. A atividade integrou as ações da Missão Paraná III, que nesta semana leva as forças de segurança nas regiões Central e dos Campos Gerais do Estado. Cerca de 100 estudantes participaram do encontro.
“O Programa Mulher Segura mostra que a melhor forma de reduzir a violência é com prevenção. Quando levamos esse tema às universidades, formamos pessoas mais conscientes, preparadas para proteger as mulheres e ajudar a construir um Paraná mais seguro e humano”, afirma o secretário Hudson Leôncio Teixeira.
Para o coordenador da ação, coronel Dalton Gean Perovano, o programa tem construído resultados expressivos, seja em indústrias, associações, igrejas ou ambientes acadêmicos. “Hoje, tivemos a oportunidade de falar com universitários, para que esses estudantes tomem consciência da sua responsabilidade futura, no momento em que forem atuar profissionalmente, para que sejam colaboradores de um processo contínuo de segurança pública.”
Durante a palestra, foram abordados temas como o funcionamento das Delegacias da Mulher, os mecanismos de denúncia disponíveis e as medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha, além de trazer exemplos reais de casos atendidos pelas forças policiais.
“Acreditamos que, ao levar informação e conhecimento, conseguimos atuar efetivamente na prevenção”, ressaltou o policial militar Leandro Marcondes Teixeira, que ministrou a palestra aos estudantes. “As pessoas que ouvem nossas palestras acabam se tornando propagadoras dessa mensagem, passam a conhecer o nosso trabalho, entender as nossas dificuldades e também a realidade das vítimas. Com isso, tornam-se profissionais mais conscientes e preparados”
Para a coordenadora do curso de Direito da Unicesumar, Gilmara Aparecida Rosas Takassi, a importância das palestras no ambiente universitário está tanto na conscientização quanto no preparo dos futuros profissionais para atuarem diante da pesquisa de um tema que a sociedade emerge.
“Esta é uma necessidade latente de todos nós: discutirmos o tema e, principalmente, levar esse conceito de políticas públicas para a comunidade e para os acadêmicos, e relatar a importância que nós temos enquanto seres universitários para a comunidade.”
A ação ainda destacou a relevância da atuação integrada entre órgãos de segurança pública, instituições de ensino e sociedade civil para o fortalecimento da rede de proteção às mulheres. A presença de futuros profissionais do Direito contribui para ampliar o conhecimento sobre os mecanismos legais de combate à violência e o papel de cada instituição nesse processo.
MULHER SEGURA – O programa integra a Operação Vida, ao lado dos programas De Homem para Homem e Cidade Segura, e atua diretamente nas comunidades com ações educativas, visitas técnicas e articulação interinstitucional. O foco é claro: prevenir, proteger e combater os diferentes tipos de violência de gênero — com destaque para os casos de feminicídio, estupro e violência doméstica.
Com a mensagem “Não é não e não tem discussão”, o programa segue reforçando a importância do engajamento coletivo e da atuação integrada para a construção de um Paraná mais seguro e igualitário para todos.
MISSÃO PARANÁ – A iniciativa tem como objetivo aproximar o Governo do Estado das lideranças locais, conhecer as realidades de cada município e construir, em conjunto, soluções que fortaleçam a segurança pública no Paraná. A proposta é descentralizar as ações da Secretaria, promovendo o diálogo direto com gestores municipais, representantes da sociedade civil e comunidades locais. Nesta edição, a ação percorre as regiões Central e dos Campos Gerais, passando pelos municípios de Telêmaco Borba, Carambeí, Ponta Grossa, Santa Maria do Oeste, Pitanga, Guarapuava e Tibagi.
Publicado em 6 de novembro de 2025 às 11:01






