MEMORIAL DE PONTA GROSSA COMEMORA O DIA DO BASQUETEBOL NO BRASIL
Modalidade foi criada nos Estados Unidos em 1891 e hoje é uma das mais praticadas em todo o mundo
O 12 de outubro é uma data muito significativa no Brasil. É o dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, o Dia da Criança e também o Dia do Basquetebol. A Associação do Memorial do Basquetebol de Ponta Grossa (AMBPG), em especial, parabeniza a todos os envolvidos com esta fantástica modalidade esportiva, com tanta tradição no Mundo e também na Princesa dos Campos.
O basquete foi criado em 1891 pelo professor de educação física James Naismith na cidade de Springfield, Massachusetts nos Estados Unidos. Este jogo foi desenvolvido para ser praticado em lugares fechados durante o inverno, e também em lugares abertos no verão. Sua invenção foi desenvolvida quando ele publicou as 13 regras em 1892. Na época, trabalhava na Associação Cristã de Moços de Springfield. Desde então, pouco mudou nas regras iniciais. Atualmente uma quadra mede no mínimo 26 metros. A altura da cesta é de 3,05 m, algo que se mantém até hoje
A primeira partida aconteceu em 20 de janeiro de 1892, em Springfield. Foi usada uma bola de futebol, com placar final de 1 a 0. Já a primeira partida de basquete feminino foi em 4 de abril de 1896. Sendo uma modalidade Olímpica desde 1936, Berlim.
O esporte chegou ao Brasil em 1896, trazido pelo norte-americano Augusto Louis, que o introduziu na Associação Atlética Mackenzie College, tornando o Mackenzie a primeira agremiação a praticar basquete no Brasil.
Em território nacional, a princípio, não há um motivo específico divulgado do porquê o Brasil passou a celebrar o basquete no dia 12 de outubro. Em Ponta Grossa, o basquetebol começou a ser praticado no início da década de 1930. A organização do esporte começou com a Federação Brasileira de Basketball, que posteriormente se tornaria a atual Confederação Brasileira de Basketball (CBB), fundada em 25 de dezembro de 1933.
A modalidade é administrada pela FIBA (Federação Internacional de Basquetebol) e suas determinações valem para todos os países. Exceto para a liga americana a NBA, que tem suas próprias regras, que são um pouco diferentes.
O principal motivo do Memorial do Basquetebol é reunir, preservar e disponibilizar para pesquisa um acervo repleto de história.
Publicado em 11 de outubro de 2024 às 14:08