LITORAL RECEBE BASE DA DEFESA CIVIL PARA O MONITORAMENTO DAS CHUVAS
O Governo do Estado intensifica o apoio aos municípios nos casos de tempestades e alagamentos frequentes nesta época do ano
Parte da equipe da Defesa Civil Estadual foi deslocada para Pontal do Paraná neste começo de ano para prestar auxílio aos sete municípios do Litoral. A medida foi adotada como parte das atividades do Verão Maior Paraná. A base móvel aprimora o sistema de monitoramento da região e acompanhamento das ocorrências por conta do grande volume de chuvas durante o verão. Em 2024 houve 22 registros de vendaval, chuvas intensas e alagamentos, e deste total 15 situações ocorreram nos três primeiros meses, sendo nove apenas em janeiro. Neste primeiros dias de 2025 já foram contabilizadas quatro ocorrências.
“Nessa época há um maior número de ocorrências no Litoral, por isso este ano trouxemos o nosso efetivo. Dessa maneira podemos estar mais próximos dos novos gestores que assumem o mandato justamente na alta temporada, quando há grandes volumes de chuva”, destaca Ivan Ricardo Fernandes, coordenador executivo da Defesa Civil Estadual.
Ao todo, 14 pessoas trabalham na base. Eles monitoram as condições do tempo na região, em especial nos locais onde há maior concentração de público. Quem gerencia esta rotina é o chefe do Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd), capitão Anderson Gomes. “O Simepar desenvolveu um sistema para que a gente possa fazer esse acompanhamento com precisão. Contamos também com o apoio de uma equipe de meteorologistas A ideia é que a gente possa acompanhar os momentos de maior movimento”, disse.
Na tarde de quinta-feira (9), representantes da Defesa Civil Estadual foram a Paranaguá para uma reunião com o novo prefeito, Adriano Ramos. Na ocasião os servidores puderam observar as dificuldades vividas pelo município nos últimos dias com as fortes chuvas que deixaram ruas alagadas em alguns bairros. Também foi repassada orientação sobre como cadastrar as ocorrências e solicitar auxílio estadual em caso de necessidade.
A visita também já ocorreu nos municípios de Morretes e Antonina, que sofreram com vendavais no início do ano. O governo enviou ajuda humanitária para auxiliar estes municípios. Esta semana a Defesa Civil Estadual também esteve nas prefeituras de Guaratuba e visitas a Guaraqueçaba e Pontal do Paraná estão marcadas para os próximos dias.
“A nomeação do coordenador municipal de Defesa Civil e sua equipe são essenciais porque uma emergência pode ocorrer mesmo nas primeiras semanas do mandato, como foi o caso de Paranaguá, Morretes e Antonina. As prefeituras precisam ter um estoque mínimo de materiais como lonas, telhas e cestas básicas para atender a população em caso de necessidade”, disse Ivan.
📸@Rafael Damasceno/Folha do Litoral
Publicado em 10 de janeiro de 2025 às 13:30